sábado, 5 de dezembro de 2009

Alexandre, O Grande PQRTE 2



Alexandre, O Grande

Alexandre: Um conquistador influenciado por valores orientais e gregos.



Em julho de 356 a.C., o filho de Olímpia e do rei Felipe II da Macedônia nasceu, na mesma época em que seu pai empreendia importantes vitórias militares. Inspirado por tal eventualidade e aconselhado por seus sacerdotes, Felipe II resolveu nomeá-lo Alexandre, que significa “o vencedor de heróis”. Com o passar do tempo, o adjetivo dado àquela criança foi confirmado com o surgimento de um dos maiores conquistadores de toda a Antigüidade.

Segundo o biógrafo, Plutarco de Queronéria, Alexandre sempre demonstrou um comportamento impetuoso e marcado pelo interesse em grandes realizações e honrarias. Quando jovem era um exímio atleta, chegando a ser indicado para participar dos Jogos Olímpicos. No entanto, o grande esportista também tinha forte inclinação para o mundo da música, da poesia e da tragédia. Esse seu lado sensível o inclinava a ver com desdém o caráter despótico e opressor com que seu pai dominava os povos estrangeiros.

A futura capacidade de liderança de Alexandre foi comprovada em um incidente envolvendo um garboso e irrequieto cavalo chamado Bucéfalo. Este animal foi oferecido a um alto preço a seu pai, que recusou-o por conta de sua natureza arisca. Repudiando a decisão do pai, apostou o valor do animal caso conseguisse montar e guiar o impetuoso cavalo. Ao conseguir montar o animal, Filipe II percebeu o caráter singular de seu filho e, sem perder tempo, contratou o filosofo Aristóteles para educá-lo.

O tempo de aperfeiçoamento com o célebre pensador grego foi seguido pelas primeiras experiências militares de Alexandre. Em 340 a.C., com apenas 16 anos, assumiu o trono macedônico temporariamente enquanto seu pai se ocupava em guerras. Dois anos depois, comandou com destreza os exércitos que lutariam contra as cidades gregas de Atenas e Tebas. Com essas vitórias, o Império Macedônico conquistou importantes regiões da famigerada Grécia.

Depois da morte de seu pai – assassinado pelo tio de sua esposa Cleópatra – Alexandre aproveitou do prestígio junto aos exércitos macedônios para declarar sua nova condição de Rei da Macedônia. No ano de 335 a.C., seguindo uma tradição perpetuada pelos gregos, Alexandre foi consultar os ídolos e sacerdotes e sensitivos sobre o seu futuro enquanto rei. Depois de receber dois sinais positivos em Delfos e Lebetra, o novo rei organizou um exército com milhares de soldados.

Fascinado pela idéia de que era descendente do herói grego Aquiles, Alexandre homenageava seu admirado na medida em que conquistava novas terras. Na Batalha de Issos, deflagrada em 1º de novembro de 333 a.C., Alexandre passou a conhecer a exuberante cultura material do povo persa. No momento em que conquistou os palácios do rei persa Dario, o imperador Alexandre – em sinal de respeito – não tomou para si a mulher ou as filhas do rei derrotado.

A atitude amistosa de Alexandre em relação aos povos conquistados rendeu-lhe impressionante admiração. Na corte de seu reino, diversos membros da administração pertenciam ao mundo oriental. No entanto, sua postura compreensiva despertava a desconfiança e o ódio de alguns nobres macedônios. Em dado momento, Clitus – um dos seus fiéis guardiões – foi morto por Alexandre por dizer que o rei se esquecia dos costumes de seu povo.

Mesmo sendo alvo de tantas críticas, Alexandre não hesitou em fortalecer a aliança com os persas ao desposar a princesa oriental Roxane, em 327 a.C.. O gesto realizado pelo imperador macedônico inspirou diversos de seus generais e soldados a tomarem essa mesma atitude, selando a fusão entre os mundos grego e asiático. No ano de 324 a.C. uma grande festa de casamento uniu vários membros da nobreza macedônica às filhas da elite persa. Na mesma ocasião, Alexandre casou-se com mais duas princesas persas.

Em meio às suas conquistas e viagens, Alexandre, O Grande, convivia com o deleito de grandes banquetes e o ardil de seus inimigos. A primeira de suas perdas aconteceu quando Heféstion, seu mais fiel companheiro, morreu tomado por febre. Inconsolável, o rei organizou violentos ataques contra os povos que resistiam à dominação macedônica. Esse período ficou conhecido como o “sacrifício dos funerais de Heféstion”. Logo em seguida, outros maus presságios acometeram Alexandre.

Durante o período em que se dirigia à Babilônia, um dos generais de Alexandre encontrou um fígado para sacrifícios desprovido de lóbulo. Em outra situação, a diadema de Alexandre caiu no mar e um desconhecido ousou sentar-se em seu trono. Tais eventualidades, para o supersticioso Alexandre, eram interpretadas como presságios de morte ou derrota. Ainda sim, o ambicioso rei continuava a conduzir impetuosamente suas grandiosas obras e conquistas militares.

No dia 3 de junho de 323 a.C., Alexandre começou a sentir uma forte febre que o atingira logo depois de um grande banquete. Ao longo dos dias, seu estado febril aumentou vertiginosamente, obrigando-o a seguir viagem carregado em uma esteira. Dez dias depois, o glorioso rei macedônico não resistiu à sua agonizante situação física. Por conta de seus inimigos, alguns levantaram a suspeita de que o jovem conquistador teria sido vítima de um complô político. No entanto, uma das hipóteses mais aceitas indica que ele teria contraído malária.

O corpo de Alexandre foi levado à capital do Império Macedônico, Aigiai. Logo em seguida, Ptolomeu cuidou dos preparativos para que o corpo de Alexandre fosse sepultado em uma imponente construção localizada na cidade egípcia de Alexandria. Com o fim do governo de Alexandre, o império foi alvo da disputa de ambiciosos generais, que esfacelaram a unidade político-territorial em favor de suas próprias ambições. O esfacelamento permitira o fim de toda a conquista realizada por este singular militar e estadista.





Alexandre, o Grande


Busto de Alexandre o Grande no Museu Capitoline de Roma.
A velocidade, nível e estratégia com que Alexandre, o Grande (356-323 a.C.) esculpiu o seu império é material para a lenda. Ele foi o melhor comandante militar do mundo antigo e possuía um incansável vigor para a expansão. Seu maior sucesso foi conquistar a Pérsia, o maior rival da Grécia. O império de Alexandre não se estendeu apenas pelo mundo grego, mas também dentro do Egito (onde ele fundou a cidade de Alexandria) e no Paquistão.

Alexandre conquistou não apenas com poder, mas utilizando sua inteligência. Em lugar de destruir os países que conquistou, ele os regeu com justiça e assimilou seus habitantes em seu governo e seu exército. Isto ficou conhecido como política da fusão.

Mas ele era um homem com defeitos. Alexandre bebia muito, abusou de sua saúde até o limite em incansáveis batalhas, e não deixou herdeiros. Exausto, Alexandre morreu de febre com apenas 32 anos. Sem ele, seu império não demorou muito em colapsar.







Alexandre, O Grande



>> Nesse livro da série Caio Zip, o viajante do tempo

cai em meio a uma batalha onde os soldados avançam sobre os

adversários, como um bloco bem resistente, gritando numa só voz:

-Alexandros! <<





>>Alexandre, o Grande. Este mosaico, encontrado em

Pompéia, foi feito em 310 a.C. <<



Alexandros III Philippou Makedonon

(356-323 B.C.)



Alexandre, o grande, estava destinado à grandeza quase desde o momento que nasceu em 356 a.C no palácio de Pela, Macedônia..

Embora a data exata do seu nascimento não seja confirmada (20 de julho é a mais aceita), as lendas contam que nesse dia o templo de Artemisa se incendiou — Um sinal de que Alexandre cresceria para a grandeza.

Filho do rei Filipe II e da rainha Olímpia, princesa do Epiro, cedo se destacou como um rapaz inteligente e intrépido.




Alexandre, o Grande

















CURIOSIDADES





Quando tinha 13 anos, seu pai incumbiu um dos homens mais sábios da sua época, Aristóteles, de educá-lo. Alexandre aprendeu as mais variadas disciplinas: retórica, política, matemática, ciências físicas e naturais, medicina e geografia, ao mesmo tempo em que se interessava pela história grega e pela obra de autores como Eurípides e Píndaro. Também se distinguiu nas artes marciais e na doma de cavalos, de tal forma que em poucas horas dominou Bucéfalo, que viria a ser sua inseparável montaria.



O jovem príncipe também gostava, particularmente, de ler os trabalhos de Homero. De fato, ele adorava tanto a Ilíada que adotou Aquiles como seu exemplo de vida.



Apesar do apelido dado por causa da grandeza de suas conquistas, media apenas 1,52m.



Tendo por mãe uma princesa epirana, Alexandre acreditava ser descendente de Aquiles que foi cultuado como um deus e um dos grandes personagens da batalha em Tróia. Segundo a lenda, Aquiles foi atingido no calcanhar por uma traiçoeira flecha disparada pelo amante de Helena, Páris - também conhecido pelo nome de ALEXANDRE.



Com apenas 16 anos, já se encarregava das colônias quando o Rei Filipe estava de viagem. Nesta mesma época, fundou sua própria colônia, Alexandroupolis.





Na arte da guerra recebeu lições do pai, militar experiente e corajoso, que lhe transmitiu conhecimentos de estratégia e lhe inculcou dotes de comando. O enérgico e bravo jovem teve oportunidade de demonstrar seu valor aos 18 anos, quando, no comando de um esquadrão de cavalaria, venceu o batalhão sagrado de Tebas na batalha de Queronéia em 338 a. C. Alexandre destaca-se nesta batalha, comandando a cavalaria macedônia.

Em 337 a.C. Filipe II casou-se com uma jovem chamada Cleópatra, sobrinha de Átalo, nobre importante macedônio. Olímpia ficou assim preterida e se exilou no Épiro com seu filho Alexandre, pois este entrara em conflito com seu pai. Só em 336 a.C. é que Alexandre se reconciliou com Filipe II e volta à Macedônia.

Alexandre tinha uma irmã também chamada Cleópatra (356-308 a.c), filha de Olimpia e do rei Filipe.

A irmã se casou com o meio irmão de Olímpia, Alexandre de Epiro. Durante as festividades, o pai da noiva, rei Felipe, foi assassinado por Pausânias em 336 a.c. O criminoso foi capturado e morto imediatamente. Há suspeitas que o mandante tenha sido o rei persa ou, quem sabe, por vingança da esposa Olímpia. Há a suspeita também de que Alexandre conhecia o plano para eliminar o pai.

A segunda esposa do pai de Alexandre foi forçada a cometer suicídio e seu filho com Filipe foi morto.

Depois do assassinato de seu pai , Alexandre, com 20 anos, subiu ao trono da Macedônia e se dispôs a iniciar a expansão territorial do reino. Para tão árdua empresa contou com poderoso e organizado exército, dividido em infantaria, cuja principal arma era a sarissa (lança de 5,5 metros de comprimento), máquinas de guerra (como capultas, aríetes e as balistas) e cavalaria, que constituía a base do ataque.



O início das suas conquistas



Imediatamente depois de subir ao trono, Alexandre enfrentou uma sublevação de várias cidades gregas e as incursões realizadas no norte de seu reino pelos trácios e ilírios, aos quais logo dominou. Em contrapartida, na Grécia, a cidade de Tebas opôs grande resistência, o que o obrigou a um violento ataque no qual morreram milhares de tebanos.

Pacificada a Grécia, o jovem rei elaborou seu mais ambicioso projeto: a conquista do império persa, a mais assombrosa campanha da antiguidade.

Em 334 cruzou o Helesponto, Alexandre penetrou na Ásia Menor, visitou as ruínas de Tróia, em memória de Aquiles, o seu herói preferido.

Avançou até o rio Granico, onde enfrentou os persas pela primeira vez e alcançou importante vitória. Prosseguiu triunfante, arrebatando cidades aos persas, até chegar a Górdia, onde cortou com a espada o "nó górdio", o que, segundo a lenda, lhe assegurava o domínio da Ásia.

Ante o irresistível avanço de Alexandre, o rei dos persas, Dario III, foi a seu encontro. Na batalha de Isso (333) consumou-se a derrota dos persas. A família de Dario - sua mãe, sua esposa, duas filhas e um filho - cai prisioneira de Alexandre, assim como o enorme tesouro que o rei persa levara para Damasco. Alexandre trata toda família com respeito. Dario foge com o que resta de seu exército. Assim se deu o inicio do ocaso do grande império.



Depois de vencer o rei persa na Ásia Menor, Alexandre se empreendeu na conquista das cidades fenícias (332 a. C.). A cidade na ilhota de Tiro se recusou e por isso o rei macedonio assediou-a e começou a construir uma ponte flutuante com 60 metros de largura, desde a praia até a ilha. numa distancia de 780 metros. Ele usou os escombros da velha cidade de Tiro, limpando completamente o terreno, para fazer sua "estrada" levando-a até a cidade na ilha de modo que ela é hoje uma península.. Depois de um cerco de sete meses, ele tomou a cidade. Sua fúria contra os tírios foi grande; ele matou 8.000 dos habitantes e vendeu outros 30.000 para a escravidão , inclusive mulheres e crianças.

A cidade de Gaza, no sul da Palestina, foi a próxima a ser sitiada e cai após 2 meses de cerco. Após essas grandes conquistas o rei macedonio viajou para o Egito com o seu temido exército.



O sonho de Alexandre, de unir a cultura oriental à ocidental, começou a concretizar-se. Os detalhes dessa viagem ao Egito, realizada em 331 a.C., foram preservados por Estrabão em sua Geografia. Depois de derrotar Dario III dedicou-se à conquista de todos os portos com importância estratégica nos litorais da Síria e da Palestina. O passo seguinte foi ocupar o Egito, sob o domínio persa desde 525 a.C., quando o rei Cambises, filho de Ciro o invadiu.

Diferente dos persas, Alexandre fez uma campanha pacífica, sem grandes derramamentos de sangue, encerrada rapidamente quando o sátrapa (governador colonial) persa rendeu-se sem luta em Mênfis. Diz a lenda que o principal objetivo de Alexandre ao invadir o Egito era garantir seu acesso ao oráculo que profetizava em um oásis no interior do Deserto Ocidental. O rei da Macedônia iniciou um processo pessoal de orientalização ao tomar contato com a civilização egípcia. Respeitou os antigos cultos aos deuses egípcios, ao contrário dos antigos reis persas, e até se apresentou no santuário do oásis de Siwa.



Influência de Alexandre no Egito



Quando Alexandre, O Grande, entrou no Egito, iniciou-se uma nova dinastia de faraós gregos. A dinastia ptolemaica surgiu após a morte de Alexandre com Ptolomeu I, homem de confiança de Alexandre, sendo o precursor. Essa dinastia que durou 300 anos deu origem a famosa Cleópatra VII que perdeu o poder para os e romanos. Isso fez com que a era dos faraós terminasse no Egito. Os romanos então ocuparam o Egito, que fez parte do Império do Oriente até a conquista árabe, quando o poder passou aos mamelucos. A expedição francesa ao Egito, comandada por Napoleão Bonaparte durou de 1798 até 1801. Nessa expedição foi encontrada a famosa Pedra de Roseta que foi a base para a decifração dos Hieróglifos


O Oráculo de Siwa era inspirado no deus Amon-Zeus-Júpiter que manifestava-se através de seus sacerdotes. Derivada do latim orare (“rezar” ou “falar”), a palavra oráculo designa tanto o local onde são feitas profecias ou adivinhações quanto as pessoas que as fazem. Tais pessoas seriam inspiradas por uma entidade identificada com um local definido – como Delfos, na Grécia, ou Siwa, no Egito. Isso porque se acreditava que curas, tratamentos terapêuticos, profecias e adivinhações podiam ser induzidos por meio de um processo conhecido como “incubação”. Os consulentes eram levados a passar por um retiro no templo do oráculo, meditando e dormindo ali para que mensagens fossem transmitidas pelos deuses através de sonhos ou de visões proporcionadas pelas forças tectônicas (chtonian), que segundo a mitologia, governam o mundo subterrâneo e podem ser invocadas por sacerdotes iniciados nos rituais e encantamentos necessários.



No caso da visita de Alexandre a Siwa, o procedimento parece ter sido um tanto fora do comum, o que pode ser explicado pela importância do visitante. Calistenes, historiador oficial da corte Macedônia e sobrinho de Aristóteles, relata que o oráculo funcionava num templo construído sobre uma rocha, denominada por ele de “acrópole”. Ao se aproximar do local, Alexandre foi recebido por sacerdotes enviados para encontrar o rei aos pés da rocha. Já no interior do templo, foi saudado pelo sumo-sacerdote de o deus Amon- em grego Amun, " o oculto"- em Siwa, que, dirigindo-se a ele (provavelmente em grego, idioma em que não era fluente), cometeu, segundo Plutarco, um erro de pronúncia, dando a entender que o deus (Júpiter-Amon) acolhera o conquistador macedônio como seu próprio filho. Mestre da propaganda, Alexandre usaria mais tarde o caso como “prova divina” de sua predestinação para governar o Egito e unificar Ocidente e Oriente.





interior do oráculo de Amon





Junto com um pequeno grupo de acompanhantes, Alexandre postou-se no pátio do templo enquanto era realizada a procissão dedicada a Amon. A imagem do deus foi colocada num barco, carregado nos ombros dos sacerdotes. A descrição é do arqueólogo egípcio Ahmed Fakhry, tomando como base os relatos clássicos de Plutarco, Arriano e Pausânias. “Mulheres versadas em música, jovens e velhas, trajando vestes brancas, dançavam e cantavam. Toda a procissão marchou em torno do pátio do templo, dando várias voltas na presença de Alexandre e de seus acompanhantes, até que o sumo-sacerdote anunciou que o coração do deus estava satisfeito com o ritual. Relutante em fazer perguntas diante de seus acompanhantes, o conquistador macedônio pediu para ficar sozinho com o deus. Foi então conduzido ao cella (santuário) do templo, onde estava guardado seu barco sagrado. Depois de passado algum tempo, retornou para juntar-se aos seus amigos, que lhe perguntaram sobre o que havia acontecido e quais eram as respostas do oráculo. O soberano respondeu apenas que tudo havia ocorrido de acordo com suas melhores expectativas. Ele manteve as consultas em segredo absoluto, e ao escrever posteriormente para sua mãe, Olímpia, contou ter recebido certas respostas confidenciais do oráculo, que iria comunicar só a ela, pessoalmente, quando voltasse à Macedônia. Mas, depois de visitar Siwa, Alexandre prosseguiu com suas campanhas para conquistar a Ásia e não viveu para reencontrar-se com a mãe. Morreu oito anos mais tarde levando o segredo com ele para a tumba.”



Alexandria

Em 332 a.c. Alexandre fundou Alexandria. Após a morte do conquistador, a cidade viria a converter-se num dos grandes focos culturais da antiguidade, pois lá foi criada a maior biblioteca do mundo fundada pelo general e amigo de Alexandre, Ptolomeu I, Essa biblioteca possuía milhares de exemplares, o que atraiu um grande número de pensadores e tornou-se um reduto de alquimista.

Alexandre "o Grande" foi quem teria disseminado a alquimia durante suas conquistas aos povos Bizantinos e posteriormente aos Árabes.





Imagem da possível Alexandria



Depois de submeter a Mesopotâmia, Alexandre enfrentou

novamente Dario na batalha de Gaugamela (331), cujo resultado determinou a queda definitiva da Pérsia em poder dos macedônios. Dario, que fugiu da batalha, como da vez anterior, foi assassinado pelos próprios persas ( 330). Em região remota e montanhosa, Persépolis era a sede do governo persa apenas na primavera. O império aquemênida era efetivamente administrado em Susa, na Babilônia, ou em Ecbatana. Isso explica por que os gregos não conheciam Persépolis até a invasão de Alexandre o Grande, que, no ano 330 a.C., incendiou o palácio de Xerxes, provavelmente isso ocorreu porque a cidade mergulhou numa profunda desordem com os saques realizados pelos seus comandados. Alexandre o Grande foi proclamado rei da Ásia e sucessor da dinastia persa. Seu processo de orientalização se acentuou com o uso do selo de Dario, da tiara persa e do cerimonial teocrático da corte oriental. A tendência à fusão das duas culturas gerou desconfianças entre seus lugares-tenentes macedônios e gregos, que temiam um excessivo afastamento dos ideais helênicos por parte de seu monarca.

Os confrontos se sucederam.

Alexandre descobriu uma conspiração para matá-lo e executou o general Filotas filho de Parmênion velho oficial de seu pai Felipe que também é morto.

Durante uma festa, o oficial Clito, o Negro, que salvara Alexandre várias vezes durante batalhas e serviu a Filipe II , questionou as atitudes orientalizantes e também alegou que Alexandre tudo devia ao seu pai Filipe. Num momento de ira, Alexandre, ofendido e bêbado, empurrou os outros oficiais na sua frente e matou o amigo . Quando finalmente tomou consciência de seu ato, o grande conquistador se arrependeu e considerou aquela perda como o maior erro de sua vida.

Em 329 a.C. aconteceu a conquista da Samarcanda, da Bactriana, da Sogdiana (região onde hoje é o Afeganistão e Turquistão) e a tomada de Maracanda, nos confins orientais do Império Persa. Em Bactros Alexandre casou-se com Roxana, filha do sátrapa da Bactriana derrotado, com quem teve um filho chamado Alexandre IV.

Durante a conjuração dos pajens e Alexandre mandou executar Calistenes, sobrinho de Aristóteles, que o acompanhava como historiador.







Ruínas de Persépolis



Nada impediu Alexandre de continuar seu projeto imperialista

em direção ao Oriente, nem mesmo por sua marcha prosseguir por uma região bem desconhecida dos gregos. Para isso entrou em ação na campanha o grupo de seu estado-maior guarnecido de cientistas, historiadores, cartógrafos, engenheiros e médicos militares.

Em 326 a.c dirigiu suas tropas para a longínqua Índia, na qual fundou colônias militares e cidades, entre as quais Nicéia e Bucéfala - esta erigida em memória de seu famoso cavalo morto durante o combate contra o rei Poros às margens do rio Hidaspe. Como o rei indiano se rendeu, Alexandre o tratou com respeito e o tornou aliado.

Os macedônios prosseguiram com sua jornada e tiveram o desprazer de se deparar com crocodilos nadando no rio e naquela época só se tinha conhecimento desse “grande lagarto” no rio Nilo... Será que então não foi fácil acreditar, erroneamente, que haviam encontrado a nascente do famoso rio egípcio? O derretimento da neve das gigantescas montanhas, que desce tanto pelo rio Indo quanto pelo Hidaspe explicaria as inundações anuais das terras egípcias? Para tirar a dúvida ordenou que seu almirante Nearcos construísse imediatamente uma frota apropriada para uma expedição, enquanto prosseguia com o restante na sua conquista ao mundo desconhecido.



A chuva dos trópicos havia começado, as matas emaranhadas, antes secas transformaram-se em terríveis florestas lamacentas: já não podiam mais acender fogo, secar a roupa tão desgastada ou cozinhar. Além disso tinham que enfrentar os insetos sugadores de sangue, os tigres famintos, as cobras venenosas, os elefantes usados como tanques de guerra pelos adversários indianos...

Pouco tempo depois, ao atingir o rio Hifásis, atual Bias, suas tropas, exaustas por enfrentar a indomável natureza da região, se amotinaram. Os homens, representados pelo oficial Coinos, imploraram a volta a Macedônia.

Alexandre, profundamente magoado, foi forçado a regressar à Pérsia, sem antes desbravar a verdadeira Índia, nas regiões do Ganges...



326 Alexandre e seu exército descem o Indo, conquistando os povos ferozes que encontram no caminho. Durante a batalha contra os Mallians, uma flecha perfurou o pulmão de Alexandre e enfureceu tanto as tropas que elas entraram na cidade massacrando todos. Alexandre passa quatro dias à beira da morte


325 Chegam à costa do oceano Índico. Enquanto uma parte do seu exército voltou, explorando o desconhecido mar, o grande soberano marchou ao longo da costa em direção à pátria atravessando o deserto de Gedrósia e a Carmânia. Nessa caminhada forçada milhares de seus comandados morreram.

Em 324 a.C. Alexandre retornou a Persépolis e a Susa. Celebra-se aí o casamento de Alexandre com Estatira ou Statira, filha de Dario. Seus oficiais e 10 mil soldados gregos casaram-se, no mesmo dia, com mulheres persas. Já na Babilonia, durante uma festa, o grande conquistador foi acometido por uma febre desconhecida que nenhum de seus médicos soube curar.





Alexandre o Grande morreu na Babilônia, a 13 de junho de 323 a.C., com a idade de 33 anos. O império que com tanto esforço edificou, e que produziu a harmoniosa união do Oriente e do Ocidente, começou a desmoronar, já que só um homem com suas qualidades poderia governar território tão amplo e complexo, mescla de povos e culturas muito diferentes.





Mapa das conquistas de Alexandre.





Após a morte de Alexandre (323 a.C.), o império acabou se desagregando, pois as importantes regiões da Pérsia e da Índia reconquistaram sua independência. Entretanto, as conquistas de Alexandre contribuíram decisivamente para a helenização do Oriente. Denominamos de helenização o processo de difusão da cultura grega nas regiões conquistadas pelo império de Alexandre, promovendo a fusão de elementos da cultura clássica com a cultura oriental. O resultado desta fusão é o surgimento de centros irradiadores da cultura helenística, como a cidade de Alexandria no Egito, local de uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, O Farol de Alexandria. Sua biblioteca, fundada pelo general e amigo de Alexandre, Ptolomeu I, tornou-se um dos mais importantes centros de produção cultural e constituiu, provavelmente, o maior acervo da Antiguidade, com cerca de 500 mil obras.





Tumba que pode estar escondida

No início de 1995, a arqueóloga grega Liana Souvaltzi anunciou ter encontrado nas imediações de Siwa uma sepultura em estilo macedônio, que afirmou ser de Alexandre. A identificação teria sido possível graças a três tabletes de pedra com inscrições, achados no local. Segundo ela, um dos tabletes teria sido escrito por Ptolomeu I, homem de confiança de Alexandre, e precursor da dinastia ptolemaica no Egito que deu origem a famosa Cleópatra VII, e confirmaria uma lenda segundo a qual o conquistador morrera envenenado. Logo em seguida, o anúncio foi desmentido por uma equipe de especialistas do governo grego, liderada pelo secretário-geral do Ministério da Cultura da Grécia, George Thomas, que visitou o local e afirmou ter dúvida até de que a estrutura escavada pela arqueóloga fosse mesmo uma tumba. Ele levantou a hipótese de que, na verdade, o monumento seria um pequeno templo. Thomas e outros integrantes da equipe oficial disseram que o estilo do complexo não era macedônio, ao contrário das alegações de Liana Souvaltzi, e acrescentaram acreditar que as ruínas eram romanas e pertenciam a um período muito posterior ao de Alexandre e Ptolomeu I.



Conclusão



Alexandre não conseguiria tamanha façanha se não tivesse o apoio de um exército de homens devotados, especialmente o seu exército de engenheiros. Como enfrentaria exércitos superiores em número, sem a construção de catapultas e aríetes, e como calcularia o ângulo e a distância dos arremessos das balistas para atingirem os alvos com precisão? Como o rei Macedônio construiria navios para enfrentar seus inimigos vindo do mar ou explorar rios selvagens?

Sem a determinação dos engenheiros, Alexandre e seu exército de homens e cavalos não teriam como transpor rios largos para prosseguir sua marcha. Será que conseguiria, sem a criatividade dos soldados projetistas, que tiveram a idéia de usar sacos de couro flutuantes, cheios de ar e palha, para sustentarem troncos de madeira amarrados um no outro e assim formar balsas? Será que sem os cálculos dos engenheiros militares saberia quantos desses sacos seriam necessários para obter uma ponte suficientemente resistente para passar todo o exército com total segurança?





CATAPULTA




FALANGE

A falange , criada por rei Filipe, com suas sarissas, (lanças de mais de 5 metros), era capaz de enfrentar tanto uma cavalaria pesada como choques frontais dos carros de combate do inimigo.







Torre com ariete na base usada para invadir cidades fortificadas







BALISTA

Para se armar a balista era necessário puxar a corda para trás usando a engrenagem. Como uma gigantesca besta, conforme a corda era tensionada colocava-se um dardo de cabeça metálica ou com ponta incendiária e então disparava.


Frases pensamentos mensagens
Alexandre o Grande

8 Frase(s) | 1 Página(s)


"Nada é impossível para aquele que persiste." [ Alexandre o Grande ]

| ATITUDE | CARÁTER | PERSISTÊNCIA |



"Lembre-se que da conduta de cada um depende o destino de todos." [ Alexandre o Grande ]

| ATITUDE | DESTINO | LEMBRANÇAS |



"Na fé e na esperança o mundo discordará, mas todo o interesse da humanidade está na caridade." [ Alexandre o Grande ]

| BONDADE | ESPERANÇA | FÉ |



"Eu superaria mais os outros no conhecimento do que é excelente do que no tamanho dos meus poderes e domínios." [ Alexandre o Grande ]

| COMPETÊNCIA | CONHECIMENTO | PODER |



"Estou morrendo por causa do tratamento de médicos em excesso." [ Alexandre o Grande ]

| ACONTECIMENTOS | CONSEQÜÊNCIAS | MORTE |



"O quão grandes são os perigos que enfrento para zelar por meu nome em Atenas." [ Alexandre o Grande ]

| CARÁTER | CORAGEM | PRESERVAÇÃO |



"Uma tumba agora basta àquele para quem cujo mundo não era o bastante." [ Alexandre o Grande ]

| AMBIÇÃO | AUTO-CONHECIMENTO | MORTE |



"Um açougueiro nunca teme ovelhas." [ Alexandre o Grande ]

| ATITUDE | CORAGEM | PODER |



"O mais forte!"
Obs.: Em resposta a seus generais que perguntam a Alexandre qual deles começaria a controlar o império. Quando perguntado em seu leito de morte quem devia o suceder, sua voz pode ter sido indistinta. Alexandre pode ter dito 'Krateros' (o nome de um de seus gen [ Alexandre o Grande ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário