sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Píndaro


Píndaro (em grego, Πίνδαρος - Píndaros, na transliteração), também conhecido como Píndaro de Cinoscefale ou Píndaro de Beozia (518 a.C., Tebas – 438 a.C., Argos), foi um poeta grego, autor de "Epinícios" ou "Odes Triunfais", e autor também da célebre frase "Homem, torna-te no que és". Chegaram-nos um total de 45 epinícios, divididos em quatro livros, conforme o nome dos jogos que celebravam: Olímpicas, Píticas, Neméias e Ístmicas.

[editar] História
Descendente dos átridas, chegou aos dez anos em Atenas, onde aprendeu música com os mestres Agatides e Apolodoro.

Estudou em Delfos e Egina, colhendo as tradições que o fizerem brilhar na vida artística.

Na "Décima Pítica", seu primeiro poema, parece alertar os homens sobre o perigo da guerra e convencê-los à paz.

Em 447 A.C., o rei Hierão de Siracusa, chamou-o, livrando-o de inúmeras dificuldades. Isto é relatado na "Quarta Pítica".

Não alcançou sucesso na atividade pacificadora, sendo preso na batalha de Patea.

Depois seus cantos alcançaram grande fama em toda Grecia cultivando todas as formas líricas conhecidas (hinos, odes, cantos, ditirambos e epinícios).

Somente a quarta parte de sua produção chegou à atualidade. Conservam-se, a parte de outros fragmentos, quatro livros de "Epinícios" ou "Cantos Triunfais", que se referem às diferentes festas "pan-helênicas". As odes epinicianas louvavam os jogos olímpicos, embora Píndaro não tenha conseguido clareza na descrição. A maioria dos poemas é dividida em estrofes, mas a estrutura é principalmente triádica. O dialeto usado nas odes visava a fazê-las compreensíveis da Ásia Menor à Sicília, embora não fosse fácil seguir o seu pensamento muito fragmentado. Só há clareza na sua obra quanto a sua pessoal devoção religiosa.



Píndaro
(Poeta lírico grego)
518 - 438 a. C.




Poeta lírico grego, natural de Cinoscéfalos, próxima a Tebas, Beócia, de uma ilustre família espartana, talvez a dos Égidas, único poeta lírico grego de cuja obra subsiste uma extensa parcela. Estudou poesia em Atenas, aprendeu a tocar flauta com Escopélinos e depois foi orientado pelas poetisas Mirtes e Corina, da Beócia. Vivendo durante as guerras médicas e, embora Tebas apoiasse a Pérsia, revelou-se entusiasta do ressurgimento grego. Dedicou-se à poesia e à música e é relembrado especialmente por suas Odes Triunfais ou Epinícios em honra aos vencedores dos jogos. Escreveu em grego hinos, trenos, encômios, ditirambos, odes a Atena e os únicos epinícios conservados. Seus epinícios, hinos ou poemas em que é celebrada uma vitória, são odes triunfais compostas em homenagem aos vencedores das grandes competições esportivas. Dividem-se em quatro livros, conforme os locais onde foram realizados os jogos: 14 olimpíadas, 12 píticas, 11 neméias, 7 ístmicas. Entre os seus muitos imitadores destacaram-se os franceses Ronsard e Malherbe, o inglês Abraham Cowley e os classicistas do fim do século XVIII, desde o espanhol Juan Meléndez Valdés ao alemão Hölderlin. Compôs seu último poema (446 a. C.), uma ode pítica, e morreu em Argos.


Frases pensamentos mensagens
Píndaro




"O sucesso, para quem é grande batalhador, apaga o esforço da luta." [ Píndaro ]

| ATITUDE | PERSISTÊNCIA | SUCESSO |



"Nada neste mundo se oculta dos olhos de Deus: a sua providência estende-se a tudo e por tudo." [ Píndaro ]

| COMPREENSÃO | EXPERIÊNCIA | FÉ |



"Quem quer vencer um obstáculo deve armar-se da força do leão e da prudência da serpente." [ Píndaro ]

| FORÇA | PRUDÊNCIA | VITÓRIA |



O resultado / está nas mãos de Deus.




Nada neste mundo se oculta dos olhos de Deus: a sua providência estende-se a tudo e por tudo.

Píndaro




O dia precedente é o mestre do dia seguinte.




Não é bom que toda a verdade revele tranquilamente a sua essência; e muitas vezes o silêncio é para o homem a melhor decisão.







Não banho as minhas palavras / na mentira; a ação é o controle de todo o homem.




Mais InformaçãoO silêncio é a maior sabedoria do homem.




Quem quer vencer um obstáculo deve armar-se da força do leão e da prudência da serpente.




As palavras vivem mais do que os feitos.

Píndaro




Ó meu amigo, não te limites a aspirar à vida do possível, esgota antes o campo do possível.




Não é possível com mente mortal / indagar os pensamentos dos deuses.




Aqueles que seguem por caminhos sinuosos, jamais serão felizes.




Minha alma não aspira à vida imortal, mas esgota o campo do possível.




Muitas vezes o que se cala faz maior impacto do que o que se diz.

Píndaro
"O dia precedente é o mestre do dia seguinte." [ Píndaro ]

| COMPREENSÃO | CONSEQÜÊNCIAS | TEMPO |



"O resultado está nas mãos de Deus." [ Píndaro ]

| ESPERANÇA | FÉ | REFLEXÃO |



"Aqueles que seguem por caminhos sinuosos, jamais serão felizes." [ Píndaro ]






Píndaro
-518 / -438 Píndaro (gr. Πίνδαρος) teve grande fama em vida e durante toda a Antiguidade. Era chamado de "príncipe dos poetas" e, com ele, a lírica grega atingiu simultaneamente o apogeu e o fim.

Biografia
Nasceu em -518 na pequena cidade de Cinoscéfalos, Beócia; era de família aristocrática e seu pai se chamava Daífanto. Segundo a tradição, foi educado em Atenas e compôs provavelmente sua primeira obra antes de -498, com menos de 20 anos. Sua posição pessoal durante as guerras greco-pérsicas é controvertida, pois embora os aristocratas tebanos fossem simpáticos aos persas, ele compôs um elogio aos marinheiros eginetas que lutaram em Salamina (-480).

Nos anos seguintes, a fama de Píndaro se espalhou por toda a Grécia e ele se tornou poeta profissional itinerante. Compôs por encomenda para Hieron I de Siracusa (-478/-467), Teron de Acragás (-488/-472) e Arcesilau IV de Cirene (c. -462), entre outros. Morreu em Argos com quase 80 anos, ou seja, por volta de -438.

Obras sobreviventes
As fontes antigas listam um total de 17 livros de Píndaro, entre hinos, peãs, ditirambos, prosódions, partenions, hipórquemas, encômios, trenos e epinícios. A coletânea foi organizada, sem dúvida, pelos eruditos alexandrinos.

Um total de 45 epinícios chegou até nós, divididos em quatro livros: Olímpicas, Píticas, Neméias e Ístmicas. A ode mais antiga data de -498, e a mais recente de -446. Dos livros restantes, temos numerosos fragmentos de extensão e importância muito desigual.

Características da obra
A ode pindárica típica contém um argumento mítico, que de alguma forma o poeta relacionava com a cidade, a família do patrono ou a vitória obtida; um panegírico, discurso com elogios à vitória e ao vencedor; finalmente, conselhos e advertências de fundo moral e, às vezes, político.

Píndaro utilizou basicamente o dialeto dórico, porém com diversos elementos homéricos e eólicos, resultando numa língua literária, um pouco distante da linguagem falada. Seu estilo era sempre elevado, grandioso e colorido, e descrevia os mitos com fantasia e muita originalidade.

Embora tenha composto vários tipos de poesia lírica, sua fama advém principalmente dos epinícios, odes corais em honra dos vencedores de jogos atléticos[1], todos eles escritos por encomenda.

Notas
1.Os Jogos Olímpicos, Píticos, Ístmicos e Nemeus eram os mais importantes da Grécia. Os Jogos Olímpicos, restaurados na idade moderna pelo Barão de Coubertin, eram celebrados em Olímpia, em honra a Zeus; os de Delfos em honra a Apolo, daí serem chamados de Píticos; os jogos celebrados em Corinto eram chamados de Ístmicos, e os celebrados na antiga cidade de Neméia (hoje chamada de Heracléia), de Nemeus, em honra a Zeus e a seu filho Héracles, o famoso Hércules dos romanos. Os jogos nemeus ocupavam o quarto lugar em importância. [F.B.S.]

Píndaro
Inicial



"O sucesso, para quem é grande batalhador, apaga o esforço da luta."
[ Píndaro ]

"Nada neste mundo se oculta dos olhos de Deus: a sua providência estende-se
a tudo e por tudo." [ Píndaro ]

"Quem quer vencer um obstáculo deve armar-se da força do leão e da
prudência da serpente." [ Píndaro ]

"O dia precedente é o mestre do dia seguinte." [ Píndaro ]

"O resultado está nas mãos de Deus." [ Píndaro ]

"Aqueles que seguem por caminhos sinuosos, jamais serão felizes." [ Píndaro ]

"Ó meu amigo, não te limites a aspirar à vida do possível, esgota antes o
campo do possível." [ Píndaro ]

"As palavras vivem mais do que os feitos." [ Píndaro ]

"Não é bom que toda a verdade revele tranquilamente a sua essência; e
muitas vezes o silêncio é para o homem a melhor decisão." [ Píndaro ]

"Não banho as minhas palavras na mentira; a ação é o controle de todo o
homem." [ Píndaro ]

"Não é possível com mente mortal indagar os pensamentos dos deuses."
Píndaro ]

"O que é Deus? É tudo." [ Píndaro ]

"O silêncio é a maior sabedoria do homem." [ Píndaro ]

"Muitas vezes o que se cala faz maior impacto do que o que se diz." [ Píndaro ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário