segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Templo de Hefesto



A forja de Vulcano, 1630, pintura de Velázquez

Divindades gregas

Eros
Deuses Primordiais
Deuses Olímpicos
Deuses Ctónicos
Titãs * Musas
Divindades aquáticas
Outras divindades
Deuses Olímpicos
Hades * Zeus
Ares * Ártemis
Atena * Deméter
Dioniso * Éolo
Eros * Héstia
Hefesto * Hera
Hermes * Poseidon


Afrodite * Apolo
editar
Hefesto ou Hefaísto (em grego: Ήφαιστος), era um deus da mitologia grega, filho de Hera e Zeus, conhecido como Vulcano na mitologia romana. Era a divindade do fogo, dos metais e da metalurgia, conhecido como o ferreiro divino. Hefesto foi responsável, entre outras obras, pela égide, escudo usado por Zeus em sua batalha contra os titãs. Construiu para si um magnífico e brilhante palácio de bronze, equipado com muitos servos mecânicos. De suas forjas saiu Pandora, primeira mulher mortal.

Casou-se com Afrodite , porém ela lhe foi infiel, tendo vários amantes dentre eles deuses e mortais. O seu principal rival era Ares (chamado de Marte em Roma), deus da guerra. Outra versão do mito conta que Afrodite o amava realmente, e suas traições refletiam as outras faces do amor (i.e. ela lhe queria causar ciúmes, ou tinha desejos passageiros), e uma terceira ainda fala que ele divorciou-se de Afrodite e casou-se com as Cárites (ou a Cárite). Atenas, cidade que dava valor ao artesanato, estimava-o.

[editar] Expulsão do Olimpo
Hefesto foi expulso por sua mãe Hera, desgostosa de que ele fosse coxo. Davam-se várias explicações míticas para esse defeito físico. Uma delas é que Hera discutia com Zeus a respeito de Hefesto. Zangada, Hera agarrou Hefesto pelo pé e o atirou Olimpo abaixo, condenando-o assim a viver sobre a Terra, onde instalou suas oficinas na ilha de Lemnos.





Templo de Hefesto


Templo de Hefesto, um templo grego Dórico em Atenas (449 AC)
Templo de Hefesto, parte lesteO Templo de Hefesto, no centro da Atenas antiga, na Grécia, é o templo grego antigo mais bem preservado do mundo, mas é bem mais desconhecido que seu vizinho, o Partenon. O templo também é chamado de Hephaesteum ou Hephaesteion. É às vezes chamado Theseion (em Grego: Θησείο, theseio), devido a uma crença, no tempo do Império Bizantino, de que os ossos do lendário herói Teseu estava enterrados lá; na verdade, os ossos que supostamente eram de Teseu foram enterrados no século V AC em outro local perto da Acrópoles de Atenas.

Diferente do Partenon, o Templo tem todas as suas colunas intactas e conserva muito de seu teto original. Suas decorações, contudo, desapareceram em décadas de pilhagens e roubos. O Templo deve muito de sua sobrevivência ao fato de ter sido convertido em uma Igreja Cristã, a Igreja de São Jorge, no século VII DC. O interior foi removido e substitído por estruras de igrejas cristãs.

Durante os séculos do Império Otomano na Grécia, o templo foi a principal igreja da Igreja Ortodoxa em Atenas.

Hoje o Templo é um sítio arqueológico e conserva uma cerca em sua volta. Mas os visitantes podem se aproximar bem mais perto do que do Partenon ou de outros locais gregos.

Hefesto, filho de Hera e Zeus (chamado de Vulcano em Roma), era o deus grego do fogo, dos metais e da metalurgia.





Conhecido erroneamente como Theseion, o Templo de Hefesto foi o primeiro grande edifício a ser reconstruído após as guerras persas. É o mais completo exemplo de templo dórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário