quarta-feira, 25 de novembro de 2009

DEMÉTER




Deméter


Deméter, afresco do Palazzo Schifanoia, ItáliaDivindades gregas


Deméter ou Demetra (em grego Δημήτηρ, "deusa mãe" ou talvez "mãe da distribuição") é o nome de Ceres na mitologia romana.

Uma das doze divindades do Olimpo, é filha de Cronos (Saturno) e Réia (Cibele) e deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com Dionísio ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações.

Em Roma, onde se chamava Ceres, seu festival era chamado Cerélia e celebrado na primavera.

Quando Hades raptou Perséfone e a levou para seu reino subterrâneo, Deméter ficou desesperada, saiu como louca Terra afora sem comer e nem descansar. Decidiu não voltar para o Olimpo enquanto sua filha não lhe fosse devolvida, e culpando a terra por ter aberto a passagem para Hades levar sua amada filha, ela disse:

– Ingrato solo, que tornei fértil e cobri de ervas e grãos nutritivos, não mais gozará de meus favores!
Durante o tempo em que Deméter ficou fora do Olimpo a terra tornou-se estéril, o gado morreu, o arado quebrou, os grãos não germinaram. Sem comida a população sofria de fome e doenças. A fonte Aretusa (em outras versões, a ninfa Ciana, metarmofoseada em um rio) então contou que a terra abriu-se de má vontade, obedecendo às ordens de Hades e que Perséfone estava no Érebo, triste mas com pose de rainha, como esposa do monarca do mundo dos mortos.

Com a situação caótica em que estava a terra estéril, Zeus pediu a Hades que devolvesse Perséfone. Ele concordou, porém antes, fê-la comer um bago de romã e assim a prendeu para sempre aos infernos, pois quem comesse qualquer alimento nessa região ficava obrigado a retornar.

Com isso, ficou estabelecido que Perséfone passaria um período do ano com a mãe, e outro com Hades, quando é chamada Proserpina. O primeiro período corresponde à primavera, em que os grãos brotam, saindo da terra assim como Proserpina. Neste período Perséfone é chamada Core, a moça. O segundo é o da semeadura de outono, quando os grãos são enterrados, da mesma forma que Perséfone volta a ser Proserpina no reino do seu marido.

Os Mistérios de Elêusis, celebrados no culto à deusa, na Grécia, interpretam essa lenda como um símbolo contínuo de morte e ressurreição.

Deméter pode ser representada:

sentada, com tochas ou uma serpente. Seus atributos são a espiga e o narciso, seu pássaro é a grou.
tendo em uma das mãos uma foice e na outra um punhado de espigas e papoulas, trazendo na cabeça, uma coroa com esses mesmos elementos.




Google sobre Demeter
Se eu pego aquela desgraçada...
Agricultor nordestino revoltado com Demeter
Ela só quer ser eu!
Feiticeira branca (crônicas de nárnia) sobre Demeter
Era a minha professora de herbologia!
Rony Weasly sobre Demeter
Ela cultiva a melhor maconha do Hell de Janeiro!
Fernandinho Beira-Mar sobre Demeter


Historia
Demeter e a deusa grega da agricultora, filha de Cronos e Reia e irmã de Zeus, Hades, Posídon, Hera, e Héstia.

Seu pai, Cronos, era um tremendo pedófilo, e adorava comer os filhos! A pobre Demeter nada pode fazer, até que veio o seu irmão fuderoso Zeus e matou Cronos! Com a morte do pai, Demeter foi trabalhar no cabaré do Olimpio. No inicio, era uma dasputas mais procuradas, mas acabou engravidando de Zeus (pra variar!). Deu a luz a uma linda menina, chamada de Perséfone, mas acontece que depois de engravidar, Demeter ficou muito gorda e mais ninguém queria come-la!

O sequestro
Apos engordar uns quintos quilos, ninguém mais queria Demeter! Ai, ela teve que desistir da vida de puta, e foi trabalhar na horta do cabaré. Ela arava, plantava, regava colhia... Eita vida!!! E engravidou de novo! Ela teve um menino (que ninguém liga pra ele) chamado de Pluto, e uma menina chamada de Despina. O tempo passou e as crianças cresceram. Perséfone ficava cada vez mais gostosa, e Demeter queria que a filha fosse trabalhar no cabaré para ajudar no sustento da família. Perséfone não queria, mas acabou aceiTando. No primeiro dia de trabalho, Hades (deus dos infernos) se apaixonou por Perséfone, e a raptou.





O acordo

dando uma de feiticeira branca Demeter ficou desesperada! Perséfone seria seu maior ganha pão, e agora tinha sido sequestrada! O que fazer? Inspirada na feiticeira branca (as crônicas de nárnia) ela fez com que a terra toda ficasse presa em um eterno inverno. Os humanos começaram a morrer de fome, mas Zeus não sentiu pena! Aí Demeter resolveu pegar pesado! Disse: ou você manda Hades me devolver Perséfone, ou eu num dou mais pra você! Zeus não teve outra opção! Disse pra Hades devolver a menina, mas Hades já tinha fudido com Perséfone, e resolveu negociar! Ele propôs pagar uma boa indenização a Demeter e tudo ficou por isto!

Hoje em dia, Demeter vive de uma pensão dada por Hades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário