terça-feira, 24 de novembro de 2009

OCEANO

Oceano (mitologia)

Na mitologia grega, Oceano (grego Οκεανος, "okeanos","oceanus"), era o imenso rio que rodearia a Terra, personificado pelo titã de mesmo nome, filho de Urano e Gaia que tinha um corpo formado por um torso de um homem, com garras de caranguejo tal qual chifres na cabeça e grande barba, terminando com a cauda de uma serpente.

Alguns estudiosos consideram que Oceano representava originalmente todas as massas de água salgada, incluindo o Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, as duas maiores massas conhecidas pelos antigos gregos. Contudo, com a evolução dos conhecimentos geográficos, Oceano passou a representar apenas as águas desconhecidas do Atlântico (também chamado de "Mar Oceano"), enquanto Posídon reinava no Mediterrâneo.

Da união com sua irmã Tétis, foram originadas as ninfas dos mares ou Oceânidas, dentre as quais Anfitrite, mãe de Tritão, as Nereidas, os rios, além de todos os seres marinhos, que tomavam parte ativa nas aventuras dos deuses, como os golfinhos.

Na maioria das variantes do mito da guerra entre os Titãs e os Deuses Olímpicos, ou Titanomaquia, Oceano, tal como Prometeu e Têmis, não se juntaram aos seus irmãos titãs contra os Olímpicos, tendo se mantido afastados do conflito. Oceano também teria recusado aliar com Cronos na sua revolta contra seu pai Urano.





História
Acredite ou não, mas Oceano era exatamente o titã deus do Oceano (do Oceano! Não estou falando do mar Mediterrâneo seu idiota! Este era dominado por Posídon!!!). Ele era filho de Urano (mitologia) e Gaia.

A mãe de Oceano, Gaia, estava arretada por que seu marido era muito ciumento. Urano era tão ciumento que tinha medi que sua esposa o chifrasse até mesmo com um de seus filhos! Certo dia, Gaia, cansada de tanto ciúmes, resolveu pedir para que um de seus doze filhos desse um jeito em Urano. Mas Oceano não pode ajudá-la, pois estava muito ocupado fazendo manifestos ambientais para impedir o despejo de dejetos no rio tiete. O único titã que teve coragem pra enfrentar o pai, foi Cronos, que acabou virando o novo todo fuderoso do cabaré do Olimpio.


A Traição

Manifesto organizado por OceanoAssim como a maioria de seus irmãos, Oceano também cometeu encesto! Ele comeu sua própria irmã, Tétis (deusa da terra). Deste relacionamento nasceram vários filhos: os Potamos (que eram os rios), as Nefelais (que eram as nuvens) e as Oceânides (que eram um tipo de puta que morava no mar).

Após a queda de Cronos e a nova ascensão de Zeus, Oceano passou a trabalhar cada vez mais (para evitar ser demitido). Ele fazia palestras, manifestos, e um monte de bosta deste tipo que não serviam pra nada, na tentativa de conscientizar as pessoas para que elas parassem de poluir as águas. Ele até virou presidente do greenpeace (que passou a ser chamado bluepeace). Com tanta coisa pra fazer, Oceano acabou não dando muita atenção a sua esposa. Tétis acabou chifrando-o e pediu o divorcio.

Hoje em dia, Oceano continua só (afinal, ele não possuí mais tempo para ter uma vida social, pois esta muito ocupado com seus projetos). Faz parte de várias ONG’s que não fazem porra nenhuma, e virou um puto de um louco naturalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário