terça-feira, 24 de novembro de 2009

TÉTIS









Tétis (nereida)

cabeça de Tetis de uma película avermelhada, circa 510–500 a.C. - Louvre

Tétis do pé prateado (do Grego antigo Θέτις), é uma ninfa do mar, uma das cinqüenta Nereidas filhas do antigo deus marinho nos vestígios históricos da maior parte da mitologia grega. Quando descrita como uma Nereida, Tétis era a filha de Nereus e Doris[1], e neta de Tétis, a titânide. É possível que ela fosse uma das primeiras Deidades, adorada na Grécia antiga, e cuja registros não existem, com exceção de um fragmento, um primitivo hino álcman que identifica Tétis como a criadora do universo e a adoração de Tetis como uma deusa é documentado como tendo persistido em algumas regiões. Teve vários filhos, entre eles, Aquiles.

É frequentemente confundida com Tétis, de cuja união com Oceano, seu irmão, nasceram as três mil oceânides e três mil rios.

[editar] A lenda
Foi criada por Hera, a quem dedicava grande amizade. Recolheu Hefesto quando o deus foi precipitado do Olimpo por Zeus. Amada pelo soberano dos deuses, resistiu-lhe, temendo magoar Hera. De acordo com outra versão, foi o próprio Zeus que a repudiou. O senhor olímpico temia a realização de um oráculo segundo o qual Tétis conceberia dele um filho que o destronaria. Numa variante da lenda, tal oráculo referia-se a Zeus e a Poseidon, ambos enamorados da nereida.

Para que a profecia não se cumprisse, o rei dos deuses apressou-se em casar a amada com o mortal Peleu, rei da Fítia (Tessália), filho de Éaco e neto de Zeus, por parte de pai, e grande amigo de Héracles. Tétis, entretanto, fugia à corte do noivo, transformando-se em diversos elementos. Aconselhado pelo centauro Quíron, Peleu segurou-a violentamente, até que a nereida voltou à forma natural. O casamento foi celebrado na presença dos deuses e das Musas. Da união nasceram sete filhos. Para purificar as crianças dos elementos mortais herdados do pai, Tétis expunha-as ao fogo, acarretando sua morte. Segundo uma tradição, quando tentava purificar seu sétimo filho, Aquiles, Peleu interferiu, salvando a criança. Irritada, Tétis abandonou o marido e retornou ao fundo do mar. Protegeu o filho durante toda a vida do herói, tentando afastá-lo dos perigos e consolando-o nas tristezas. Não pôde, entretanto, evitar que ele morresse na guerra de Tróia, pois assim havia decretado o Destino. Depois da morte do herói, tomou sob sua proteção Neoptólemo.





Mitologia Grega: Tétis, a nereida
--------------------------------------------------------------------------------
Ninfa marítima e não a deusa do mar, a mais bela das irmãs Nereidas e mãe do grande herói grego, Aquiles, apesar deste poder ser considerado como descendente pessoal dos primordiais Terra e Céu por parte de seu pai, assim como do Mar por parte de sua mãe. Filha de Nereu e de Dóris e neta da Terra e do Mar, pela sua beleza, Zeus e Poseidon desejaram ambos conquistá-la, mas o oráculo revelou que se ela casasse com um deus daria à luz um filho mais poderoso do que o seu próprio pai. Ao tomar cohecimento da profecia, Zeus desistiu de possuir a ninfa, apesar de sentir muito desejo por ela, e se encarregou de fazê-la desposar um mortal. A escolha caiu em seu neto Peleu, filho de Éaco e rei dos mirmidões da Riótida, na Tessália. Todos os deuses foram convidados e todo o Olimpo assistiu às núpcias do casal, no monte Pélion, exceto Éris, que por vingança tramou o episódio que deu origem à guerra de Tróia. Segundo outra versão, Ela tentou tornar Aquiles imortal banhando-o no Styx, o rio dos mortos. Desta forma ela assegurou a proteção da imortalidade a todo o corpo do herói, com exceção do calcanhar pelo qual ela o segurava ao banhá-lo e que não foi lavado pelo Rio. Segundo uma versão também deu ao seu esposo sete filhos, mas segundo a versão mais conhecida, a deusa foi mãe apenas de Aquiles.





Mitologia Grega: Tétis, a deusa


--------------------------------------------------------------------------------
A deusa do mar, a mais jovem das Titânidas, filha de Urano, o Céu, e de Gaia, a Terra. Seu nome em grego significa ama, nutriz, por ser a deusa da água, matéria-prima que, segundo uma crença antiga, entrava na formação de todos os corpos. Segundo lendas, com auxílio do gigante Egeon, libertou Zeus, depois deste ter sido amarrado pelos outros deuses. Personificação da fecundidade do mar, casou-se com o seu irmão Oceano e foi mãe de três mil rios e de três mil ninfas, as chamadas Oceânidas. Dão-lhe ainda como filhos, não somente os rios e as fontes, mas também Proteu, Etra, mãe de Atlas, Persa, mãe de Circeu, etc. Foi avó da nereida Tetis, a filha de Nereu e mãe de Aquiles, e com quem não deve ser confundida. Costuma ser representada em um carro em forma de uma divina concha de uma brancura de marfim nacarado. Quando percorre o seu império, esse carro, é puxado por cavalos-marinhos brancos flutuando sobre a superfície das águas e é acompanhada pelos Tritões que tocam trombeta com as suas conchas recurvas, e pelas Oceânidas coroadas de flores. Sua cabeleira esvoaça pelas espáduas, ao capricho dos ventos e, ao seu redor dela, delfins saltitam no mar. Na astronomia Tétis é o nono dos satélites conhecidos de Saturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário