quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CAOS




Caos
Alegoria do CaosCaos (do grego Χάος) é, segundo Hesíodo, a primeira divindade a surgir no universo, portanto o mais velho dos deuses[1]. A natureza divina de Caos é de difícil entendimento, devido às mudanças que a idéia de "caos" sofreu com o passar da épocas.

Inicialmente descrito como o ar que preenchia o espaço entre o Éter e a Terra, mais tarde passou a ser vista como a mistura primordial dos elementos[2]. Seu nome deriva do verbo grego χαίνω, que significa "separar, ser amplo", significando o espaço vazio primordial.

O poeta romano Ovídio foi o primeiro a atribuir a noção de desordem e confusão à divindade Caos[3]. Todavia Caos seria para os gregos o contrário de Eros. Tanto Caos como Eros são forças geradoras do universo. Caos parece ser uma força mais primitiva, enquanto Eros uma força mais aprimorada. Caos significa algo como "corte", "rachadura", "cisão" ou ainda "separação", já Eros é o princípio que produz a vida por meio da união dos elementos (masculino e feminino).

Filhos
Os filhos de Caos nasceram de cisões assim como se reproduzem os seres unicelulares. Nix (Noite) e Érebo (Escuridão) nasceram a partir de "pedaços" do Caos. E do mesmo modo, os filhos de Nix nasceram de "pedaços" seus; como afirma Hesíodo: sem a união sexual. Portanto a família de Caos se origina de forma assexuada.

Se Caos gera através da separação e distinção dos elementos e Eros através da união ou fusão destes, parece mais lógico que a idéia de confusão e de indistinção elemental pertença a Eros. Eros age de tal modo sobre os elementos do Mundo, que poderia fundi-los numa confusão inexorável. Assim, seu irmão Anteros equilibra sua força unificadora através da repulsa do elementos.

Caos é então uma força antiga e obscura que manifesta a vida por meio da cisão do elementos. Caos parece ser um deus andrógino, trazendo em si tanto o masculino como o feminino. Esta é uma característica comum a todos os deuses primogênitos de várias mitologias.

É freqüente, devido à divulgação das idéias de Ovídio, considerar Caos como uma força sem forma ou aparência, isso não é de todo uma inverdade. Na pré-história grega, tanto Caos como Eros eram representados como forças sem forma, Eros era representado por uma pedra.

Outra problemática é considerar Caos como a pai-mãe de Gaia, Tártaro e Eros, quando é somente genitora de Nix e Érebo. Na verdade ela seria "irmão-irmã" de Gaia, Tártaro e Eros.

Segundo o poeta romano Higino, Caos seria masculino e possuiria uma contraparte feminina chamada Calígena "a Névoa primordial".






Google sobre Caos (mitologia)
Que porra é isso?
Qualquer um sobre Caos
É uma chifrolinfora professor!
Chaves sobre Caos
Eu adoro esse filme!
Carla Perez sobre Caos


[editar] História
Caos é o deus grego da separação, da distinção. Filho de... de... de sabe-se lá Zeus quem!

No inicio, tudo era o Caos, e o Caos era o tudo! Saco? Ele é o inicio de toda essa porcaria de história grega. O pai de todos os deuses. Filho de chocadeira, ele surgiu sabe-se lá como! Outro fato hiper legal dele, é que ele num é nem homem nem mulher! Ou talvez seja os dois... Acho que foi daí que surgiram os emos!!! Ninguém sabe que forma ele possui, na verdade, o mais provável é que ele não possui forma alguma. Ele é irmão mais velho de uma tal de Gaia, e de um tal de Tártaro, que assim como ele, nasceram do nada, mas pelo menos, Gaia e Tártaro sabiam dizer se são menino ou menina.

[editar] Reprodução

Da até medo ne?Como todo bom deus, Caos teve filhos. Mas ai você pergunta: Como ele teve filhos se ele nem sabe que porra ele é? Ai eu respondo: Ele se reproduz através de reprodução assexuada, por cisões assim como os seres unicelulares. Ai você (Tapado como sempre) pergunta: Assexuada? Que isso? E eu, (com toda a sabedoria e paciência do mundo) respondo: É um tipo de reprodução onde não existe sexo! É como se você pegasse um pedaço seu, e o transformasse em outro ser! Entendeu seu jegue? E foi assim que ele foi pai de seus queridos filhos Nix e Érebo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário