terça-feira, 24 de novembro de 2009

TEIA




1ª Geração Divina

Teia
Titânida mãe de Hélio (Sol), Eos (Aurora) e Selene (Lua),

Pais Urano e Geia

Conjuges e Amantes
Hiperion

Filhos
Hélio "Sol", Selene "Lua", Eos "Aurora" (Hiperion)

Etimologia
Em grego Θεία (Theía), é um adjetivo substantivo, da mesma família etimológica que Θεός (Theós), deus, e significa a divina.


É a primeira das Titânidas. Não tem um mito próprio, mas a importância de Téia é que, casada com Hiperion, foi mãe de Hélio (Sol), Eos (Aurora) e Selene (Lua), divindades de muita relevância na mitologia, particularmente Hélio e Selen


O nome, por si só, significa simplesmente que a deusa era frequentemente chamado pelo apelido Eurifessa (ou Eurifaessa) para acentuar a magnificência e esplendor.

Ad esempio, Pindaro invocava Teia nella sua quinta ode istmica: Por exemplo, Píndaro Teia invocado em sua ode quinta ístmica:

"Mãe do sol, da Teia por muitos nomes, com os homens a sua bênção a honra como o ouro mais valioso do que qualquer outro elemento, e através deles você valoriza os seus acordos, ou a rainha, os navios no mar lutadores e equipes de cavalos Formado em corridas de salto foi maravilhoso. "


. Neste trecho, ela parece uma deusa brilha em detalhe glorioso e, em geral, mas Píndaro alusão à ela como "Theia por muitos nomes", sugere um assimilação não só de outras deusas mãe do sol como Phoebe e Leto, mas talvez outras figuras de deusas mãe tão universais como Réia e Cibele.

Teia porque era a deusa mãe da lua, Selene, seu nome (Theia) foi usado pelos cientistas para descrever o planeta hipotético, de acordo com a teoria do impacto gigante, colidiu com a Terra, dando origem a seu satélite natural, a lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário