terça-feira, 24 de novembro de 2009

HIPPERION





Mitologia grega
O olho solar
Hipérion, na concepção do jogo Age of MythologyNo mito hesiódico (Teogonia), Hipérion tinha como esposa Teia ("Visão", "Profecia"), senhora do éter, o azul brilhante do céu, que com ele foi mãe das principais luzes do céu: Eos, a manhã; Hélios, o sol; e Selene, a lua. No mito homérico, Teia é chamada Eurifaessa ("Brilho Amplo")

Hipérion foi um dos quatro irmãos que conspiraram com Cronos para castrar seu pai Urano. Quando este desceu para se deitar com a Terra, Hipérion, Crios, Coios e Jápeto, um em cada cando do mundo, seguraram o pai enquanto Cronos o castrava com uma foice. Os quatro titãs personificam os pilares que nas cosmogonias do Oriente Médio separam o céu da terra e, como pai do Sol, da Lua e da Manhã, Hipérion é sem dúvida o pilar do leste. Seus irmãos Coios, Crios e Jápeto representam, respectivamente, o norte, o sul e o oeste.

Na Ilíada, Hipérion é apenas um epíteto de Hélios, o deus-sol. Na Odisséia e no hino homérico a Deméter, porém, o Sol é chamado Hiperônida, "filho de Hipérion", como também na Teogonia.

Na mitologia órfica, Hipérion é o regente do Sol, juntamente com sua esposa Téia.

Na versão evemerista da mitologia dada por Diodoro da Sicília, Hipérion teria sido o primeiro astrônomo, o primeiro homem a observar e descrever os movimentos do sol, da lua, das estrelas e das estações, e por isso teria sido divinizado como o pai desses corpos.

Na Descrição da Grécia, de Pausânias, há a seguinte passagem

Depois de cruzar novamente o rio Asopo [perto de Titane, Siciônia] e alcançar o topo da colina, chega-se ao lugar onde os nativos dizem que Titã primeiro habitou. Eles dizem que ele era o irmão de Hélios e que o lugar tomou dele o nome de Titane. Penso que ele se mostrou hábil em observar as estações do ano e o tempo de (a radiação de) o sol aumentar e amadurecer sementes e frutos e por isso foi considerado irmão de Hélios.
Nessa passagem, Titã, como nome próprio, parece ser considerado idêntico a Hipérion, ainda que tomado como irmão e não pai de Hélios. Provavelmente nesse sentido que, nos Oráculos Sibilinos, Jápeto é considerado, junto com Cronos e Titã, um dos três filhos de Gaia e Urano cada um dos quais teria recebido um terço da Terra - neste caso, os quatro pontos cardeais são reduzidos ao nascente e ao poente.

Vale notar, também, que embora o nome de "titã" fosse usado genericamente para os titãs originais e seus descendentes, era também usado como nome alternativo de Hélios, descendente de Hipérion, assim como "titânia" era um nome alternativo de Selene, assim como Ártemis, com quem era freqüentemente sincretizada.


Mitologia Grega: Híperion
--------------------------------------------------------------------------------
O titã-Sol, o Que viaja pelo alto, o Fogo Astral, filho de Gaia e Urano, os primitivos senhores do universo, e o quarto titã a nascer, que se tornou uma divindade solar predominante de povos primitivos, que desempenhou papel secundário na era clássica, e que nos escritos do historiador Homero aparece com o epíteto do próprio Sol. Casou-se com sua irmã, a titânia Téia, sendo pai de Hélio, Selene e Eos, a tríade fundamental das grandes divindades siderais. Tanto era identificado com Hélio quanto este com ele. Os demais Titãs, movidos pela fúria da inveja, lançaram o belo e feliz Hélio, o Sol, às água do Erídano. A bela Selene, a Lua, ao tomar conhecimento do trágico destino do irmão, suicidou-se. Diante de tanto sofrimento, Téia não acreditava que o filho estivesse morto e pôs-se a procurá-lo, noites e dias seguidos, as águas negras do Erídano, até que adormeceu fatigada e, em sonho, o Sol apareceu-lhe e pediu-lhe que não chorasse mais, pois agora ele vivia no Olimpo, ao lado de Lua, junto dos imortais. Ao acordar, ela olhou para o alto e viu seus filhos lá, iluminando tanto o sofrimento como a alegria dos mortais. Assim, todo dia, o Sol acompanha o dia, a Lua acompanha a noite, e sua irmã Eos, a Aurora, vem antes do Sol, anunciá-lo.
Resenha
Os Titãs foram 12 dos filhos de Gaia e Urano, dos quais seis eram masculinos, a saber, Oceano, Ceo, Crio, Hipérion, Jápeto e Cronos, e seis femininos, nomeados como Téia, Réia, Têmis, Mnemósine, Febe e Tétis. Eles ainda tinham como irmãos os três Hecatonquiros, monstros de cem mãos que geravam os terremotos, e os três Ciclopes, criadores dos relâmpagos. Estes dois últimos grupos de irmãos foram injustiçados pelo pai e mandados para prisões, porém contaram com o apoio da mãe que instigou entre seus filhos a revolta contra Urano. Cronos, o mais jovem, assumiu a liderança da revolta e destituiu o pai e todos os titãs foram libertados e aclamaram Cronos como rei. Este, quando no trono, desposou sua irmã Réia e voltou a prender os irmãos não titãs, os hecatonquiros e os ciclopes, no Tártaro. Ambos foram pais de seis deuses do Olimpo, entre eles Zeus, que destronou o malvado pai e se tornou o soberano dos deuses e passou a governar o universo a partir do místico monte.

Curiosidade
É o nome dado ao décimo sexto dos satélites conhecidos do planeta solar Saturno, e foi descoberto (1848) pelos astrônomos William Cranch Bond (1789-1859), estadunidense, e William Lassell (1799-1880), britânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário