terça-feira, 24 de novembro de 2009

EURINOME

Eurínome foi a princípio o protótipo da Deusa Criadora grega e a mais importante divindade dos pelasgos, o povo que ocupou a região da Grécia em tempos pré-históricos antes da invasão jônica e dórica. Seu nome quer dizer algo como "aquela que governa de longe", e seu culto se espalhou por todo o Mediterrâneo, servindo de base para a maioria das Religiões da área. Ela está associada ao mar e dentre os títulos atribuídos a ela, alguns são a Grande Deusa, Mãe Primordial, a Criadora do Universo, a Governante, Deusa do Universo, Deusa de Tudo, e Aquela Que Se Move Na Eternidade. Na Suméria ela era conhecida como Iahu 'Anat, que significa "pomba sublime".

Eurínome tinha um templo em Arcádia de difícil acesso que era aberto apenas uma vez por ano. Se peregrinos penetrassem no santuário, iriam encontrar a imagem da Deusa como uma mulher com um rabo de cobra, presa com correntes de ouro. Nesta forma, Eurínome do Mar era considerada a mãe de todos os prazeres.

A lenda de Eurínome retrata bem a humanidade no período Paleolítico, quando o ato sexual ainda não era associado à gravidez e as culturas humanas não tinham conhecimento sobre o papel reprodutor do homem. As mulheres criam que geravam os bebês por si próprias, e ser picada por alguns insetos, comer determinado alimento ou se expor ao vento norte ou ao orvalho eram associações à gravidez. Em seu mito, Eurínome é o reflexo dessa crença, pois a partir do vento criou tudo o que existe no planeta, o que prova que é uma Deusa extremamente antiga.

Com o passar dos anos, Eurínome foi absorvida pelo culto às Cárites e posteriormente passou a ser considerada sua mãe. Após a ascensão do patriarcado, Eurínome foi injustamente rebaixada aos status de amante de Zeus, e de Criadora passou a ser considerada apenas uma titanide filha de Oceanus e Tétis. Todavia, mesmo na versão patriarcal da mitologia Grega, Eurínome e seu consorte Ofíon reinaram sobre o monte Olimpo até serem derrotados por Réia e Cronos.

Por ser a Deusa do Universo, é dito que dificilmente Eurínome concede um pedido específico, porém quando o faz, suas bençãos são eternas e acompanham a venturosa pessoa por todas as encarnações. Sua lenda é um dos mais antigos mito da Criação existente desde que o homem inventou a escrita. Eurínome é a Mãe Primordial dos Deuses e a Criadora do Universo, que governou o Olimpo antes da chegada do patriarcado e do reinado dos Deuses masculinos.








Eurínome Oct 14, '06 5:42 PM
for everyone
Eurínome, ou "ampla viagem", e a Grande Dança dos povos pré-helênicos da Grécia. Ela pe a Grande Deusa de todas as coisas, separa o céu do mar e, enquanto dançava nas ondas, criou o vento norte. Ele cresceu lascivo, então ela o aprisionou em suas mãos e formou uma serpente, que chamou de Óftion. Eurínome fez amor com Óftion e então assumiu a forma de uma pomba para botar o ovo universal do qual proveio toda a criação. Óftion, não contente com o fato de ser uma criação de Eurínome, e co-criar com ela, alardeou que ele era o supremo criador. Eurínome arrancou seus dentes e o baniu.


"Quando despertei e surgi do
caos rodopiante e fervilhante
não vendo outra maneira de expressar
o puro deleite
a selvagem alegria
a explosão de energia
que senti
comecei a dançar minha exuberância
essa sensação de flutuar num mar
de alegria arrebatadora
perdida e transportada
na intensidade
do êxtase"

Textos extraídos do livro "O oráculo da Deusa", de Amy Sophia Marashinsky











Google sobre Eurínome
Essa mulher é muito louca vei!!!
Drogado doidão sobre Eurínome
Tsssssssssssssss
Ofíon após comer Eurínome
Como é que ela não foi expulsa do paraíso?
Eva sobre Eurinome


[editar] História
Eurínome (ou ampla viagem como costumava ser chamada por Bob Marley) era a deusa do universo da mitologia grega, e filha do Oceano e Tétis.

Reza a lenda de que quando Eurínome cheirava gatinho, ela ficava doidona, e acabava saindo por ai feito uma louca dançando em cima do mar! Certa vez, enquanto ela dançava, acabou criando o vento do norte que se chamava Ofíon (que tinha um formato de serpente ou de dragão) e como não tinha mais ninguém interessante ela resolveu dar pra ele! Daí, eis que ela engravida (isto mesmo, ela engravida do vento!!!). Para poder dar a luz aos seus filho, ela se metamorfoseou em uma pomba (to falando da pomba animal!) e aí, pos vários ovinhos! Neste período, ela passou a ser conhecida por São Jorge, pois vivia em cima do Dragão. Nossa, que história linda!

[editar] Cabaré do Olimpio

Eurínome durante a gestaçãoQuando Cronos cortou o saco de Urano, Eurínome fugiu para o mar com o seu querido bichinho de estimação, Ofíon. Mas depois que soube que Cronos também tinha sido castrado por Zeus, ela resolveu voltar a morar na terra, e foi pedir um emprego no Cabaré do Olimpio. Lá, ela acabou brigando com a sua cobrinha e os dois se separara!!! Livre e desimpedida, Eurínome deu pro todo fuderoso Zeus, e desta relação ela deu a luz a Aglaia, Eufrósina e Talia. Após isto, Hera (a corna de Zeus) expulsou a pobre Eurínome do cabaré.

Hoje em dia Ela trabalha no instituto Butantã onde ela pode brincar a vontade com as cobrinhas a vontade.

[editar] Poema
Segue-se em anexo, um poema idiota sobre Eurinome!

"Quando despertei e surgi do

caos rodopiante e fervilhante

não vendo outra maneira de expressar

o puro deleite

a selvagem alegria

a explosão de energia

que senti

comecei a dançar minha exuberância

essa sensação de flutuar num mar

de alegria arrebatadora

perdida e transportada

na intensidade

do êxtase

Nenhum comentário:

Postar um comentário