Eurínome tinha um templo em Arcádia de difícil acesso que era aberto apenas uma vez por ano. Se peregrinos penetrassem no santuário, iriam encontrar a imagem da Deusa como uma mulher com um rabo de cobra, presa com correntes de ouro. Nesta forma, Eurínome do Mar era considerada a mãe de todos os prazeres.
A lenda de Eurínome retrata bem a humanidade no período Paleolítico, quando o ato sexual ainda não era associado à gravidez e as culturas humanas não tinham conhecimento sobre o papel reprodutor do homem. As mulheres criam que geravam os bebês por si próprias, e ser picada por alguns insetos, comer determinado alimento ou se expor ao vento norte ou ao orvalho eram associações à gravidez. Em seu mito, Eurínome é o reflexo dessa crença, pois a partir do vento criou tudo o que existe no planeta, o que prova que é uma Deusa extremamente antiga.
Com o passar dos anos, Eurínome foi absorvida pelo culto às Cárites e posteriormente passou a ser considerada sua mãe. Após a ascensão do patriarcado, Eurínome foi injustamente rebaixada aos status de amante de Zeus, e de Criadora passou a ser considerada apenas uma titanide filha de Oceanus e Tétis. Todavia, mesmo na versão patriarcal da mitologia Grega, Eurínome e seu consorte Ofíon reinaram sobre o monte Olimpo até serem derrotados por Réia e Cronos.
Por ser a Deusa do Universo, é dito que dificilmente Eurínome concede um pedido específico, porém quando o faz, suas bençãos são eternas e acompanham a venturosa pessoa por todas as encarnações. Sua lenda é um dos mais antigos mito da Criação existente desde que o homem inventou a escrita. Eurínome é a Mãe Primordial dos Deuses e a Criadora do Universo, que governou o Olimpo antes da chegada do patriarcado e do reinado dos Deuses masculinos.

Eurínome Oct 14, '06 5:42 PM
for everyone
Eurínome, ou "ampla viagem", e a Grande Dança dos povos pré-helênicos da Grécia. Ela pe a Grande Deusa de todas as coisas, separa o céu do mar e, enquanto dançava nas ondas, criou o vento norte. Ele cresceu lascivo, então ela o aprisionou em suas mãos e formou uma serpente, que chamou de Óftion. Eurínome fez amor com Óftion e então assumiu a forma de uma pomba para botar o ovo universal do qual proveio toda a criação. Óftion, não contente com o fato de ser uma criação de Eurínome, e co-criar com ela, alardeou que ele era o supremo criador. Eurínome arrancou seus dentes e o baniu.
"Quando despertei e surgi do
caos rodopiante e fervilhante
não vendo outra maneira de expressar
o puro deleite
a selvagem alegria
a explosão de energia
que senti
comecei a dançar minha exuberância
essa sensação de flutuar num mar
de alegria arrebatadora
perdida e transportada
na intensidade
do êxtase"
Textos extraídos do livro "O oráculo da Deusa", de Amy Sophia Marashinsky


Google sobre Eurínome
Essa mulher é muito louca vei!!!
Drogado doidão sobre Eurínome
Tsssssssssssssss
Ofíon após comer Eurínome
Como é que ela não foi expulsa do paraíso?
Eva sobre Eurinome
[editar] História
Eurínome (ou ampla viagem como costumava ser chamada por Bob Marley) era a deusa do universo da mitologia grega, e filha do Oceano e Tétis.
Reza a lenda de que quando Eurínome cheirava gatinho, ela ficava doidona, e acabava saindo por ai feito uma louca dançando em cima do mar! Certa vez, enquanto ela dançava, acabou criando o vento do norte que se chamava Ofíon (que tinha um formato de serpente ou de dragão) e como não tinha mais ninguém interessante ela resolveu dar pra ele! Daí, eis que ela engravida (isto mesmo, ela engravida do vento!!!). Para poder dar a luz aos seus filho, ela se metamorfoseou em uma pomba (to falando da pomba animal!) e aí, pos vários ovinhos! Neste período, ela passou a ser conhecida por São Jorge, pois vivia em cima do Dragão. Nossa, que história linda!
[editar] Cabaré do Olimpio
Eurínome durante a gestaçãoQuando Cronos cortou o saco de Urano, Eurínome fugiu para o mar com o seu querido bichinho de estimação, Ofíon. Mas depois que soube que Cronos também tinha sido castrado por Zeus, ela resolveu voltar a morar na terra, e foi pedir um emprego no Cabaré do Olimpio. Lá, ela acabou brigando com a sua cobrinha e os dois se separara!!! Livre e desimpedida, Eurínome deu pro todo fuderoso Zeus, e desta relação ela deu a luz a Aglaia, Eufrósina e Talia. Após isto, Hera (a corna de Zeus) expulsou a pobre Eurínome do cabaré.
Hoje em dia Ela trabalha no instituto Butantã onde ela pode brincar a vontade com as cobrinhas a vontade.
[editar] Poema
Segue-se em anexo, um poema idiota sobre Eurinome!
"Quando despertei e surgi do
caos rodopiante e fervilhante
não vendo outra maneira de expressar
o puro deleite
a selvagem alegria
a explosão de energia
que senti
comecei a dançar minha exuberância
essa sensação de flutuar num mar
de alegria arrebatadora
perdida e transportada
na intensidade
do êxtase
Nenhum comentário:
Postar um comentário