quinta-feira, 26 de novembro de 2009

GORGONAS

Górgona
.

A Górgona (em grego: Γοργών ou Γοργώ, transl. Gorgón ou Gorgó) é uma criatura da mitologia grega, representada como um monstro feroz, de aspecto feminino, e com grandes presas. Tinha o poder de transformar todos que olhassem para ela em pedra, o que fazia com que, muitas vezes, imagens suas fossem utilizadas como uma forma de amuleto. A górgona também vestia um cinto de serpentes entrelaçadas.

Na mitologia grega tardia, diziam-se que existiam três górgonas: as três filhas de Fórcis e Ceto. Seus nomes eram Medusa, "a impetuosa", Esteno, "a que oprime" e Euríale, "a que está ao largo". Como a mãe, as górgonas eram extremamente belas e seus cabelos eram invejáveis; todavia, eram desregradas e sem escrúpulos. Isso causou a irritação dos demais deuses, principalmente de Atena, a deusa da sabedoria, que admirou-se de ver que a beleza das górgonas as fazia exatamente idênticas a ela.


Medusa, obra de Bernini. Museus Capitolinos, RomaAtena então, para não permitir que deusas iguais a ela mostrassem um comportamento maligno, tão diferente do seu, deformou-lhes a aparência, determinada a diferenciar-se. Atena transformou os belos cachos das irmãs em ninhos de serpentes letais e violentas, que picavam suas faces. Transformou seus belos dentes em presas de javalis, e fez com que seus pés e mãos macias se tornassem em bronze frio e pesado. Cobrindo suas peles com escamas douradas e para terminar, Atena condenou-as a transformar em pedra tudo aquilo que pudesse contemplar seus olhos. Assim, o belo olhar das górgonas se transformou em algo perigoso. Em outras versões, somente Medusa tinha os cabelos de serpentes, suas irmãs eram cegas e para enxergar, partilhavam o mesmo olho.

Envergonhadas e desesperadas por seu infortúnio, as górgonas fugiram para o Ocidente, e se esconderem na Ciméria, conhecido como "o país da noite eterna".

Mesmo monstruosa, Medusa foi assediada por Poseídon, que amava Atena. Para vingar-se, Medusa cedeu e Posseidon desposou-a. Após isso, Posseidon fez com que Atena soubesse que ele tivera aquela que era sua semelhante. Atena sentiu-se tão ultrajada que tomou de Medusa sua imortalidade, fazendo-a a única mortal entre as górgonas. Em outras versões, Atena amaldiçoou as górgonas justamente porque quando Medusa ainda era bela, ela e Possídon se uniram em um templo de Atena, a deusa ficou ultrajada e as amaldiçoou.

Mais tarde, Perseu, filho de Zeus e da princesa Dânae, contou com a ajuda de Atena para encontrar Medusa e cortar a sua cabeça, com a qual realizou prodígios. Pois mesmo depois de morta, a cabeça continuava viva e aquele que a olhasse nos olhos se tornava pedra.

[editar] Simbolismo
Medusa seria a personificação da corrupção do próprio ego que ao encontrar diante de si mesmo não resiste e sucumbe a própria monstruosidade antes oculta.

Esteno personifica a opressão e a dúvida que assolam o espírito ignorante, isto é, sem a Sabedoria (Atena).

Euríale personifica aquilo que é desconhecido e sempre é colocado à margem da vida, porque o próprio espírito não aceita.








." É gorgos deriva da palavra grega que significa "terrível. Embora as descrições de Górgonas variam entre literatura grega, o termo geralmente se refere a qualquer uma das três irmãs que tinham cabelos de vida, cobras venenosas, e um olhar de horror que virou aqueles que viram que a pedra. . Tradicionalmente, enquanto que duas das Górgonas eram imortais, Esteno e Euryale, sua irmã Medusa não era, e foi morto pelo Perseu herói mítico.

. Górgonas eram uma imagem popular da mitologia grega, aparecendo na mais antiga de registos escritos do grego arcaico crenças religiosas, como os de Homero. Por causa de sua lendária olhar, as imagens das Górgonas foram colocadas em objetos e construções para a proteção. . Por exemplo, uma imagem de um Gorgon detém o local principal no frontão do templo de Corfu. . É o frontão de pedra mais antigas da Grécia e é datado de c. 600 BC. 600 aC.


. Górgonas às vezes são descritos como tendo asas de ouro, bronze garras, os dentes de javali, mas na maioria das vezes com os dentes e pele de uma serpente. Os mais antigos oráculos diziam ser protegido por serpentes e uma imagem de Górgona era frequentemente associados a esses templos. Lionesses ou esfinges freqüentemente estão associados com o Gorgon também. . A poderosa imagem da Górgona foi adotado para as imagens clássicas e mitos de Zeus e Atena, talvez a ser gasto na manutenção de uma aparência mais antiga. As Górgonas se dizia ser a filha do mar Phorcys Deus e sua irmã Ceto o monstro do mar.

: Homer, o autor do trabalho mais antigo conhecido da literatura européia, fala apenas de um Gorgon, cuja cabeça é representada na Ilíada como fixo no centro da égide do Zeus:

"Sobre seus ombros ela arremessou a égide borlas, cheio de terror ... e aí é a cabeça do monstro do terror, o Gorgon, medo e terrível, um presságio de Zeus, que sob a égide da iniqüidade." (5.735ff)
: Sua contraparte terrena é um dispositivo no escudo de Agamenon:

e aí foi criado como uma coroa de Gorgon, desagradável de aspecto, terrivelmente flagrante, e sobre ela foram Terror e Rout." (11.35ff)
corresponds . A data de Homer foi controversa na Antiguidade, e não o é menos hoje. Heródoto disse que Homero viveu 400 anos antes de seu próprio dia, o que colocaria Homer cerca de 850 aC; [1], mas outras fontes antigas deu datas muito mais próximas do Trojan Guerra. [2] Aqueles que acreditam que as histórias da Guerra de Tróia derivar de um conflito histórico específico normalmente é a data dos séculos XII ou XI aC, frequentemente preferindo as datas dadas por Eratóstenes, 1194-1184 aC, que corresponde aproximadamente com arqueológico evidência de uma queima catastróficas de Tróia VII. Para ciência moderna, "a data de Homer" refere-se à data dos poemas quanto à vida de um indivíduo.



Vatican Museum Athena veste a forma antiga da cabeça Gorgon em sua égide, como a serpente enorme que guarda o Velo de Ouro regurgita Jason; copo por Douris, Grécia Clássica, início do século V aC - Museu do Vaticano T. O consenso dos estudiosos é que "a Ilíada ea Odisséia data da extremidade do século IX aC, ou a partir da oitava, a Ilíada é anterior à Odisséia, talvez por algumas décadas." [3] se presume ter existido como uma tradição oral que eventualmente tornou-se previsto nos registos históricos. . Mesmo nesse momento inicial da Górgona é apresentado como um vestígio de antigos poderes que precedeu a transição histórica para as crenças dos gregos clássicos, exibido no peito de Atena e Zeus.

: Na Odisséia, a Górgona é um monstro do submundo em que as primeiras divindades foram lançados:

"... e medo pálida agarrou-me, para agosto Perséfone poderia enviar-me diante de fora da casa de Hades a cabeça da Górgona, aquele monstro horrível ..." (11,635)
. Cerca de 700 aC, Hesíodo (Teogonia, Escudo de Heracles) aumenta o número de Górgonas a três Esteno (The Mighty), Euryale (de extrema-springer) e Medusa (a rainha), e torna as filhas do mar Phorcys Deus e de Keto. according to later authorities, in Libya . Sua casa está no lado mais distante do oceano ocidental, de acordo com as autoridades mais tarde, na Líbia. Ancient Líbia é identificado como uma possível fonte da divindade, Neith, que foi chamado de Atena na Grécia.

A tradição ática, reproduzido em Eurípides (Ion), considerado o Gorgon como um monstro, produzido por Gaia para ajudar seus filhos, os Titãs, contra os novos deuses do Olimpo e foi morto por Athena, que vestia a pele dela depois.. Dos três Górgonas, somente Medusa é mortal.

Apollodorus , c fornece um bom resumo do mito da Górgona. Much later stories claim that each of three Gorgon sisters, Stheno, . Muito mais tarde histórias afirmam que cada uma das três irmãs Górgonas, Esteno, Euryale, e Medusa, tinha cobras para o cabelo, e que tinham o poder de transformar qualquer um que olhava para a pedra.

Segundo Ovídio (Metamorphoses), um poeta romano escrito em 8 dC, que foi observado para a exatidão quanto à mitologia grega, Medusa só tinha serpentes no cabelo, e que isso era devido a Athena (Roman Minerva) xingando ela. Medusa tinha copulado com Poseidon (Roman de Netuno), em um templo de Atena, depois de ser despertada pela cor dourada do cabelo de Medusa. Athena therefore changed the enticing golden locks into serpents. Athena, portanto, mudou as fechaduras seduzindo ouro em serpentes.

. Pausânias (5.10.4, 8.47.5, muitos outros lugares), um geógrafo do século II dC, fornece os detalhes de onde e como as Górgonas eram representados na arte grega e arquitetura.

. Nos mitos tarde, Medusa era a única das três Górgonas que não era imortal, daí Perseu foi capaz de matá-la, cortando a cabeça enquanto olhava no reflexo de um escudo espelhado ele supostamente recebeu de Athena.

Alguns autores dizem que Perseu estava armado com uma foice por Hermes (Mercúrio) e um espelho (ou um escudo) por Athena (Minerva). . Se o escudo espelhado ou a foice, estas armas lhe permitiu derrotar Medusa facilmente. . Do sangue que jorrava do pescoço saltaram Pegasus, o filho de Poseidon. . Outras fontes dizem que cada gota de sangue se tornou uma serpente. . Ele deu a cabeça, que tinha o poder de se transformar em pedra todos os que olhou para ele, a Athena, que colocou em seu escudo.
. De acordo com outros relatos, ele ou Atena utilizou a cabeça de Medusa para congelar Atlas em pedra, transformando-o para o Atlas, que sustentou o céu ea terra. [4] Ele também usou-o contra um pretendente concorrentes. . Finalmente, ele usou contra o rei Polydectes, que originalmente tinha enviado para matar Medusa, na esperança de tê-lo fora do caminho, enquanto exerceu a mãe de Perseu, Danae.

. Então a história continua, Perseu retornou à corte do rei Polydectes, que estava sentado em seu trono com Danae.
. O rei perguntou se Perseus tem a cabeça de Medusa, e ele respondeu "aqui é" e segurou-a no ar, transformando toda a corte de pedra.

Na Grécia Antiga um Gorgoneion (ou cabeça de pedra, gravura, ou desenho de um rosto Gorgon, muitas vezes com cobras salientes descontroladamente e mostrando a língua entre seus dentes) freqüentemente era usada como um símbolo apotropaico [5] e colocadas em portas, paredes, pavimentos, moedas, escudos, couraças e lápides, na esperança de afastar o mal. . A este respeito Gorgoneia são semelhantes às faces, às vezes grotesco em escudos soldados chineses, também usado geralmente como um amuleto, uma proteção contra o mau-olhado.

Na mitologia grega, o sangue retirado do lado direito de um Gorgon poderia trazer os mortos de volta à vida, ainda de sangue colhidas a partir do lado esquerdo foi de imediato um veneno fatal. Athena deu um frasco de sangue a cura Esculápio, que finalmente trouxe seu falecimento. Heracles é dito ter obtido uma mecha de cabelo de Medusa (que possuía os mesmos poderes que a cabeça) de Atena e de ter dado a Sterope, filha de Cepheus, como uma proteção para a cidade de Tegea contra ataque. De acordo com a idéia depois de Medusa como uma bela donzela, cujo cabelo tinha sido alterado em cobras por Athena, a cabeça foi representado em obras de arte com um rosto . O nome é grego, sendo derivado de "gorgos" e traduzir como terrível. . Outros estudiosos encontrar a deusa ter origens no início da antiga religião grega.

. Autor Marija Gimbutas (Língua da Deusa) acreditava que ela viu o protótipo do Gorgoneion em motivos Arte do Neolítico, principalmente em vasos antropomorfos e as máscaras de terracota embutido com o ouro.

. Os olhos grandes símbolos, bem como de Athena "piscar" os olhos, são chamados "os olhos divinos" por Gimbutas (que não se originou da percepção), aparecendo também em aves de Athena, a coruja. . Eles podem ser representadas por espirais, rodas, círculos concêntricos, suásticas, firewheels, e outras imagens.

. As presas do Górgonas são as cobras e provavelmente deriva do guardiães intimamente associada com início grego conceitos religiosos nos centros de oráculos. Em algumas representações crua como a imagem acima, à direita, o sangue flui sob a cabeça da Górgona foi confundido com uma barba ou asas.

Representações culturais de Górgonas
representações culturais de Medusa e Górgonas
Górgonas, Medusa, especialmente, têm sido uma imagem comum e símbolo da cultura ocidental desde a sua orgins na mitologia grega, aparecendo na arte, na literatura e em outros lugares ao longo da história.





As gréias e as górgonas eram monstros da mitologia grega. As gréias eram um pouco mais pacíficas, trata-se de três irmãs que tinham cabelos grisalhos desde o nascimento. Já as górgonas eram mais assustadoras, possuíam dentes de javali, garras de bronze e cabelos de serpente, a górgona mais famosa de toda mitologia foi Medusa.

Como esses seres, exceto Medusa, não aparecem muito nas histórias da mitologia, os escritores acreditam que esses monstros eram na verdade, personificações de terrores marítimos


História
As Górgonas eram criaturas imortais com aspecto feminino e tinham o poder de transformar quem as olhassem em pedras. Eram filhas de Fórcis e Ceto.

Ao todo, eram três: Medusa, Eteno e Euríale. Assim como sua mãe, elas eram tremendamente gostosas e possuíam uma bela cabeleira. Acontece que alem de gostosas, elas eram muito burras, assim como a Carla Perez (o sonho de todo homem), e por isto, Atenas (a deusa da sabedoria) resolveu castigá-las. Ela as transformou em verdadeiras barangas, com cabelos de cobra, dentes de javali e pés e mãos de bronze!!! Para completar, cobriu a pele delas de escamas douradas e fez com que elas ficassem vesgas. As pobres górgonas ficaram tão feias, mais tão feias, que quem as olha-se nos olhos virava pedra.

[editar] Medusa
A mais famosa das górgonas era Medusa. Acontece que mesmo virando um monstro, Posídon (deus dos mares) resolveu fudê-la. Atena, ao saber disto, ficou arretada e retirou a imortalidade dela. Após isto, Atena ainda mandou um tal de Perseu decapitasse a pobre Medusa!!! Acontece que mesmo decapitada, a cabeça dela continuava viva! E o tarado do Perseu a usou para satisfazê-lo sexualmente (se é que você me entende!!!


1ª Geração Divina

Gorgonas


Pais Fórcis e Leto

Conjuges e Amantes
Posídon

Filhos
Pégaso, Gigante Crisaor (Posídon)

Etimologia
Em grego Γοργόνα (Gorgóna). acusativo de (Gorgón), cuja forma mais antiga é (Gorgó). De qualquer modo, a fonte é o adjetivo (gorgós), que significa "impetuoso, terrível, apavorante".


Em tese, apenas Medusa é Górgona. As duas outras, Ésterno e Euríale, somente lato sensu é que podem ser assim denominadas. Das três só Medusa era mortal. Habitava, como suas irmãs, o extremo Ocidente, junto ao país das Hespérides. Estes monstros tinham a cabeça enrolada de serpentes, presas pontiagudas como as do javali, mãos de bronze e asas de ouro, que lhes permitiam voar. Seus olhos eram flamejantes e o olhar tão penetrante, que transformava em pedra quem as fixasse. Eram espantosas e temidas não só pelos homens, mas também pelos deuses. Apenas Posídon ousou aproximar-se delas e ainda engravidou medusa.

Foi então que Perseu partiu do Ocidente para matar a Górgona, o que fez, como se narrou, utilizando determinados objetos mágicos e sobretudo seu escudo polido de bronze. O filho de Dânae pairou acima dos três monstros, graças às sandálias aladas. As Górgonas dormiam. Perseu, sem poder olhar diretamente para medusa, refletiu-lhe a cabeça no escudo e, com a espada que lhe dera Hermes, decapitou-a. Do pescoço ensangüentado da Górgona saíram os dois seres engendrados por Posídon, o cavalo Pégaso e o Gigante Crisaor. A cabeça de Medusa foi colocada por Atená em seu escudo ou no centro da égide. Assim, os inimigos da deusa eram transformados em pedra, se olhassem para ela. O sangue que escorreu do pescoço do monstro foi recolhido pelo herói, uma vez que este sangue tinha propriedades mágicas: o que correu da veia esquerda era um veneno mortal, instantâneo; o da veia direita era um remédio salutar, capaz de ressuscitar mortos.

Além do mais, uma só mecha da outrora lindíssima cabeleira da Górgona apresentada a um exército invasor era bastante para pô-lo em fuga.

O mitologema de Medusa evoluiu muito desde suas origens até a época helenística. De início, a Górgona, apesar de monstro, é uma das divindades primordiais, pertencente à geração pré-olímpica. Depois, foi tida como vítima de uma metamorfose. Conta-se que Medusa era uma jovem lindíssima e muito orgulhosa de sua cabeleira. Tendo, porém ousado competir em beleza com Atena, esta eriçou-lhe a cabeça de serpentes e transformou-a em Górgona. Há uma variante: a deusa da inteligência puniu a Medusa, porque Posídon, tendo-a raptado, violou-a dentro de um templo da própria Atena.

Três irmãs, três monstros, a cabeça aureolada de serpentes venenosas, presas de javalis, mãos de bronze, asas de ouro: Medusa, Ésterno, Euríale. São os símbolos do inimigo que se tem que combater. As deformações monstruosas da pisqué, consoante Chevalier e Gheerbrant, se devem às forças pervertidas de três pulsões: sociabilidade, sexualidade, espiritualidade.

Euríale seria a perversão sexual, Ésterno, a perversão social, e Medusa a principal dessas pulsões, a pulsão espiritual e evolutiva, mas pervertida em frívola estagnação. Só se pode combater a culpabilidade oriunda da exaltação frívola dos desejos pelo esforço em realizar a justa medida, a harmonia. É isto, aliás, o que simboliza, face à perseguição, a busca de refúgio no templo de Apolo, em Delfos, onde reinam o equilíbrio e a harmonia, cifrados no (gnôthi s'autón), "conhece-te a ti mesmo". Quem olha para a cabeça de Medusa se petrifica. Não seria por que ela reflete a imagem de uma culpabilidade pessoal? O reconhecimento da falta, porém, baseado num justo conhecimento de si mesmo, pode se perverter em exasperação doentia, em consciência escrupulosa e paralisante.

Em resumo, Medusa simboliza a imagem deformada, que petrifica pelo horror, em lugar de esclarecer com equidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário