quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ÉREBRO

Érebo


Segundo a Teogonia, Érebo ou Erebus era a personificação da escuridão; precisamente o criador das Trevas. Tinha seus domínios demarcados por seus mantos escuros e sem vida, predominando sobre as regiões do espaço conhecidas como “Vácuo” logo acima dos mantos noturnos de sua irmã Nix, a personificação da noite.

Sendo um dos filhos de Caos, Erebus juntamente de sua irmã gêmea Nix nasceram de cisões assim como se reproduzem os seres unicelulares; a partir de "pedaços" de Caos, Erebus e Nix passam a ser os mais velhos imortais do universo, logo após de Caos.

Erebus desposou Nix, gerando mais duas divindades “primórdias”; o Éther (conhecido como a Luz celestial) e Hemera (o Dia).

Erebus foi conhecido por ser um dos maiores inimigos de Zeus, conta-se que os Titãs pediram socorro a Erebus e pessoalmente o primórdio havia descido até o Tártaro para libertar os filhos de Gaia, porém foi surpreendido por Zeus e Hades que tiveram a ajuda de Nix para lançar Erebus nas profundezas do rio Aqueronte a fronteira dos dois mundos.

Na medida em que o pensamento mítico dos gregos se desenvolveu, Erebus deu seu nome a uma região do Hades por onde os mortos tinham de passar imediatamente depois da morte, para entrar no Hades. Após Caronte tê-los feito atravessar o rio Aqueronte, entravam no Tártaro, o submundo propriamente dito.

Érebo era também, freqüentemente, usado como sinônimo de Hades.


Érebo
Érebo era uma espécie de purgatório grego

Pais Caos


Etimologia
Em grego Ερεβος (Érebos), designa as trevas infernais. Trata-se de uma concepção indo-européia, cuja raiz é regwos, que aparece em sânscrito como rájas, espaço obscuro, no gótico riqiz, obscuridade, e no armênio erek, crepúsculo.


Bem mais tarde, quando Hades, o mundo infernal, foi "geograficamente" dividido em três compartimentos, Érebo ocupou o centro, à igual distância entre os Campos Elísios e o Tártaro. O Érebo era uma espécie de purgatório grego, onde os espíritos dos mortos cumpriam "pena" antes de irem para os Campos Elísios, e posteriormente reencarnarem.







Google sobre Érebo
Tomo banho nele todos os dias
Morador de São Paulo sobre Érebo
Tenho medo!
Regina Duarte sobre Érebo
Eu já atravessei nadando!
Chuck Norris sobre Érebo


[editar] História
Érebo era o deus grego das trevas e do vácuo (vazio para os idiotas que não sabem o significado desta palavra), filho de Caos (mitologia), sem mãe, e irmão de Nix.

Seu pai, Caos, não possuía sexo definido (ou seja, era emo), e por isto, para ter filhos, ele os criava através de pedaços seus. E foi assim que Érebo surgiu! Logo de inicio, ele foi comendo a sua irmã, Nix, e deste relacionamento nasceu Hemera , Éter (mitologia) e uma porrada de filhos que não nos enterneçam! Pois, bem, acontece que por não ter tido mãe, Érebo virou um puto de um revoltado, e passou a odiar todos aqueles que possuíssem uma (ou seja, o mundo inteiro menos sua irmã e seu pai!). Seu maior inimigo, era Zeus, o todo fuderoso do cabaré do Olimpio.

[editar] Briga com Zeus

Érebo na atualidadeComo já foi citado, Érebo odiava Zeus (assim como o resto do mundo). Certa vez, quando Zeus castrou o titã Cronos (seu pai) e prendeu todos os outros titãs no Tártaro, Érebo foi tentar libertá-los para que juntos, matassem Zeus. Mas o todo fuderoso era mil vezes mais esperto, e armou uma armadilha junto com Hades para aprisionar Érebo. Eles o transformaram em um rio, que separava o tártaro do mundo dos mortos. Desta forma, Érebo ficou preso por toda a eternidade.

Hoje em dia, Érebo continua sendo um rio, chamado de rio Tiete.


2 comentários: