quarta-feira, 25 de novembro de 2009

HEMERA

Hemera

Na mitologia grega, Hemera – filha de Nix (a noite) com Erebo (deus da escuridão) – era personificação do dia (a deusa é interligada ao fato mitológico de poder ter sido a primeira deusa a representar o sol). Teve um romance com seu irmão Éter e com ele teve uma filha, Tálassa. Unida a este, também gerou seres não antropomorfizados: Tristeza, Cólera, Mentira, etc. A lista de Higino lhe atribue como filhos: Oceanus, Témis, Briareu, Giges, Estérope, Atlas, Hipérios, Saturno (Pierre Grimal coloca a versão latina ao invés de Cronos), Moneta, Dione e as três Fúrias. Hemera personificava a luz do dia e o ciclo da manhã. Nasceu junto de Ether e das Hespérides. Era personificação do dia como divindade feminina. Algumas tradições colocam Éter e Hemera como pais de Urano e de Gaia — logo como a semente de quase todos os deuses gregos. Mais tarde, passou a compor o séquito de Hélios ao lado das Hespérides. Era também guardiã das fronteiras, entre o mundo onde chegava a luz e o mundo das sombras.

Segundo Hesíodo, Hemera habita junto com sua mãe além do Oceano, no extremo do Ocidente. Lá, um grande muro separa as portas do Inferno do Mundo visível. Atrás do muro há o grande palácio onde ambas residem, mas nunca as duas estão juntas. Quando Hemera sai, sua mãe espera até a hora de lançar a noite sobre o mundo. Quando Hemera retorna cruza por sobre o muro e cumprimenta sua mãe que saia para correr pelo Mundo. Como diz Hesíodo: "Nunca o palácio fecha ambas".

Segunda outras tradições, Hemera junto de Éter concebeu Urano e Gaia. Segundo a mitologia, momentos antes de Hemera conceber Urano e Gaia, ouviam-se grandes estrondos por todo Universo, como se o céu estivesse sendo influenciado pela deusa (é citado que isso se deve ao fato de Hemera ter uma forte ligação com Éter).



Google sobre Hemera
Tomei o emprego dela por que tenho mais brilho!
Hélios (gay safado) sobre Hemera
E eu o tomei de você por que sou macho de verdade!!!
Apolo sobre citação acima
Você esta demitida!
Roberto Justos sobre Hemera


História
Hemera é a deus agrega do dia, filha de Nix(a noite) com Érebo(escuridão) e irmã de Éter.

Não me pergunte como o cruzamento da noite e da escuridão da o dia, mas era através desta lógica que os gregos raciocinavam (eu sei, os gregos são toscos)! Bom, assim como a maioria das divindades da Grécia antiga, Hemera também cometeu incesto! Ela foi fudida pelo próprio irmão, Éter e desta união, nasceu Tálassa e mais uma porrada de filhos (que não são muito importantes). Ela viva em um lindo castelo alem do mundo da imaginação com a sua querida mãezinha Nix.

A revolta

Consegue vê-la dai?Todos os dias, ainda de madrugada, Hemera saia de casa e levava o seu brilho para iluminar toda a terra! Ela só voltava, quando as últimas horas do dia acabavam. Nunca tinha descanso, nem mesmo em feriado! Esta rotina era muito cansativa e não deixava a pobre Hemera se divertir nas baladas do cabaré do Olimpio! Ai ela resolveu se revoltar! Deixou de trabalhar e foi se divertir por ai. No cabaré do Olimpio, ela encheu a cara, cheirou gatinho, e deu pra todo mundo. No dia seguinte, ela tava com uma ressaca tão brava, que não pode trabalhar. Arretado, o todo fuderoso Zeus, resolveu exumá-la do cargo de deusa do dia e em seu lugar, pos Hélios (que era gay e por isto não durou muito no cargo, sendo substituído por Apolo).

Hoje em dia, Hemera ainda esta desempregada, e procura trabalho diariamente enfrentando as longas filas de desocupados do Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário