terça-feira, 24 de novembro de 2009

FEBE



Febe e Astéria, Altar de PérgamoFebe ou Foibe (grego Φοίβη, transliteração "Phoibê", tradução "brilhante, profética") era conhecida como "a mais bela entre as Titânides". Seu nome está ligado aos vocábulos gregos phoibos ("brilhante" ou "radiante""), phoibaô ("purificar") e phoibazô ("profetizar").

Talvez a primeira deusa da Lua que os gregos conheceram, Febe é confundida com sua sobrinha Selene (filha de Hipérion e Téia), e também com suas netas Ártemis e Hécate. Febe é a deusa da lua, relacionada com as noites de lua cheia. Seu nome quer dizer "brilhante", nome que foi emprestado ao seu neto Apolo, chamado de Febo. Febe se uniu à Céos e tiveram as deusas Leto (mãe de Ártemis e Apolo) e Astéria (mãe de Hécate), que simbolizam respectivamente os oráculos da luz e da escuridão[1]. Higino ainda acrescenta entre suas filhas o nome de Afirafes[carece de fontes?].

Febe era uma antiga deusa da profecia e a terceira a presidir o oráculo de Delfos, após Gaia (sua mãe) e Têmis (sua irmã). Mais tarde deu o oráculo a seu neto Apolo como presente de aniversário[2]. Por tudo isso Febe, apesar de brilhante, era considerada uma deusa de mistérios e segredos.

Era representada como uma bela mulher com os seios nus, voando pelo céu e levando numa das mãos um cântaro de prata.



Febe (mitologia)


Divindades gregas






Assim como a Lua possui fases e se mostra sobre diferentes formas, os gregos conceberam diversas deusas da Lua. Febe, chamada de "A mais bela entre as Titânides", era uma delas. Talvez a primeira deusa da Lua que os gregos conheceram. Febe é confundida com sua sobrinha Selene (filha de Hypérion e Téia). É confundida também com suas netas Ártemis e Hécate. Febe é a Deusa da lua, relacionada com as noites de lua cheia. Seu nome quer dizer "brilhante", nome que foi emprestado ao seu neto Apolo, chamado de Febo. Febe se uniu à Céos e tiveram as Deusas Leto e Astéria. Higinus ainda acrescenta entre suas filhas o nome de Afirafes.

Febe era uma antiga deusa da profecia e dividia o Oráculos de Delfos com Gaia (sua mãe) e com Têmis (sua irmã). Mais tarde as deusas passaram o oráculos às mãos de Apolo. Por tudo isso Febe, apesar de brilhante, era considerada uma deusa de mistérios e segredos.

Era representada como uma bela mulher com os seios nus, voando pelo céu e levando numa das mãos um cântaro de prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário