quarta-feira, 25 de novembro de 2009

HADES





Escultura de Hades e seu cão Cérbero

Hades



Na mitologia grega, Hades (em grego antigo: Άδης, transl. Hádēs) é o deus do submundo e das riquezas dos mortos. O nome Hades era usado freqüentemente para designar tanto o deus quanto o reino que governa, nos subterrâneos da Terra. Ele é também conhecido por ter raptado a deusa Perséfone filha de Deméter. É interessante observar que, ao contrário de seus irmãos Zeus e Posídon, que tiveram dezenas de filhos, Hades teve apenas uma filha, Macária, sendo poucas as tradições nas quais ele teve mais filhos.




, o deus do mundo dos mortos

A jornada de Eneias ao Hades pela entrada em Cumas, mapeada por Andrea de Jorio, 1825
Hades e Cérbero, em Meyers Konversationslexikon, 1888Hades (Άδης em grego), filho de Cronos e de Réia, irmão de Zeus e Posídon. Segundo a lenda, o poder de Hades, Zeus e Posídon era equivalente. Hades era um deus de poucas palavras e seu nome inspirava tanto medo que as pessoas procuravam não o pronunciar. Era descrito como austero e impiedoso, insensível a preces ou sacrifícios, intimidativo e distante. Invocava-se Hades geralmente por meio de eufemismos, como Clímeno (o Ilustre) ou Eubuleu (o que dá bons conselhos). Seu nome significa, em grego, o Invisível, e era geralmente representado com o elmo mágico que lhe dava essa habilidade, que ele ganhou dos ciclopes quando participou da titanomaquia contra os titãs. No fim da luta contra os titãs, vencidos os adversários, Zeus, Posídon e Hades partilharam entre si o universo, Zeus ficou com o céu, e a terra, Posídon ficou com os mares e Hades tornou-se o deus do inferno e das riquezas. Como reinava sobre os mortos, Hades era ajudado por outras divindades, que serão mais tarde citadas. O nome Plutão "o rico" (pois era dono das riquezas do subsolo) ou "o distribuidor de riqueza", que se tornou corrente na religião romana, era também empregado pelos gregos, e apresentava um lado bom, pois era ele quem propiciava o desenvolvimento das sementes e favorecia a produtividade dos campos. Como divindade agrícola, seu nome estava ligado a Deméter e junto com ela era celebrado nos Mistérios de Elêusis que eram os ritos comemorativos da fertilidade, das colheitas e das estações. Hades teve uma amante cujo nome era Mente, que foi transformada por Perséfone em uma planta, hoje chamada de menta. Teve também outra amante, Leuce, porém antes do rapto de sua esposa.

Era também conhecido como o Hospitaleiro, pois sempre havia lugar para mais uma alma no seu reino. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, Hades não é o deus da morte, mas sim do pós-morte. Apenas Ares e Cronos estão relacionados com a prática da morte. Assim, Hades não é inimigo da humanidade, como o são Ares e Cronos. O deus raramente deixava seu mundo e não se envolvia em assuntos terrestres ou olímpicos. Deixou o seu reino apenas duas vezes; uma para raptar Perséfone, a quem tomou como esposa e outra para curar-se, no Olimpo, de uma ferida provocada por Héracles.

Características
Para Hades, eram consagrados o narciso e o cipreste. O deus é representado de diversas maneiras:

bonito de aparência jovem, corpo atlético;
cenho franzido, cabelos e barbas em desalinho, vestindo túnica e mantos vermelhos, sentado no trono e tendo ao seu lado o cão Cérbero;
como deus da vegetação, com traços mais suaves;
portador de uma cornucópia ou com uma coroa de ébano na cabeça, chaves na mão e sobre um coche puxado por cavalos negros.
[editar] O mundo dos mortos
Ver artigo principal: Mundo inferior (mitologia grega)
Na mitologia grega o Mundo dos mortos, chamado apenas de Hades, é o local no subterrâneo para onde vão as almas das pessoas mortas (sejam elas boas ou más), guiadas por Hermes, o emissário dos deuses, para lá tornarem-se sombras. É um local de tristeza.

No fim da luta dos deuses olímpicos contra os Titãs (a Titanomaquia), os deuses olímpicos saíram vitoriosos. Então Zeus, Posídon e Hades partilharam entre si o universo: Zeus ficou com os céus e as terras, Posídon ficou com os oceanos e Hades ficou com o mundo dos mortos. Os titãs pediram socorro a Érebo do mundo inferior; Zeus, então, lançou Érebo para lá também, assim tornou-se a noite eterna do Hades (Érebo também é outra designação do mundo inferior). Das Idades do Homem e suas raças, a raça de bronze, raça dos heróis, e a raça de ferro vão para o Hades após a morte.

Filhos
Da mesma forma que Zeus, Hades tinha inúmeras aventuras amorosas, gerando uma grande quantidade de filhos, que, como os filhos de Poseidon, eram violentos e malévolos. São poucas as lendas que falam sobre os filhos de Hades. Entre eles os mais conhecidos eram:

Macária, irmã de Celestas deusa da destruição, e Diaras, deusa dos campos, ambas habitavam os Eliséos, aparecem na mitologia delatando à sua mãe Perséfone que a Ninfa Menth teria um caso com Hades.

Também se destacava Oberon, fruto do romance de Hades com a ninfa Amantéia. Oberon era um deus muito bonito. Inspirou fortes amores em Enio a mensageira de Hades, filha de Ares. Oberon ficou conhecido como um deus sublime, o deus da escuridão. Teve confronto direto com Adônis que acabou sendo aprisionado pelo deus. Havia também Fégia, filho de Hades e Calíope que guardava a entrada para os Eliséos.






Escultura de Hades e seu cão Cérbero


Quem era, história e poderes do deus Hades

Na mitologia grega, Hades era o deus responsável por governar o mundo subterrâneo e as almas após a morte. Era filho de Cronos e de Réia, irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Poseidon (deus dos mares).

A passagem mitológica mais conhecida envolvendo o deus Hades é aquela em que ele rapta Perséfone, filha da deusa Deméter, para viver com ele no mundo subterrâneo, tornando-a sua esposa. Este mito é mais conhecido como o Rapto de Cora (como Perséfone era retratada na mitologia romana).

Hades era um deus que provocava muito medo na Grécia Antiga. Como estava relacionado com a morte, os gregos evitavam falar seu nome. De acordo com a mitologia grega, Hades era muito quieto, intimidativo e impiedoso. Não gostava de oferendas e sacrifícios. Também não costuma interferir nos assuntos terrenos.

Hades possuía um companheiro que era o seu cão Cérbero. De aspecto monstruoso, com várias cabeças, o cão era o responsável por guardar a entrada do reino dos mortos.








Google sobre Hades (mitologia)

I will make you suffer!!!
Kratos sobre Hades


Foi Hades q boto pra nois bebe!!
Jeremias sobre Hades


Odeio ele! Por que eu tive que ir pra a Emolândia enquanto ele fica no mundo dos mortos?
Lúcifer sobre Hades


Sim, Adoro esta marca de suco!
Carla Perez sobre Hades


Hades ouvindo Evanescence. Fiz o serviço completo nele
Atena sobre Hades


Ele é conhecido como Plutão em Roma
Nerd idiota sobre Hades


Plutão? Ne o cachorro do Mikey ne?
Você sobre citação acima


No nosso mundo ele é conhecido como Você-sabe-quem
Rony Waesley sobre Hades


[editar] História

Hades no ifernoEra o deus grego do mundo dos mortos e dos góticos em geral.Ele era filho de Cronos e Reia e irmão de Zeus, Posídon, Hera, Deméter e Héstia.

Quando ainda bebê foi comido pelo pai, isto o deixou revoltado (já que ele era homem de verdade) e por isto, ele virou gótico e fugiu para o mundo dos mortos, no qual constituiu seu império e expulsou Lúcifer para a Emolândia.

Depois de uns anos, cansado de ouvir Evenesence, ele resolveu dar uma volta pelo cabaré do Olimpio. Lá ele viu a bela Perséfone, filha de Deméter que estava sendo forçada pela mãe a seguir a carreira de Puta, para sustentar a família. Mas eis que surge Hades e a rapta.





[Casamento

Hades mostrando a Persefone quem é que mandaApós o rapto de Perséfone, Zeus ordenou a Hades que devolvesse a moça a mãe (por que Deméter estava se recusando a dar para ele ate que o seu ganha pão voltasse). Mas Hades já havia fudido a deusa. Demeter não teve outra escolha se não aceitar uma boa indenização deste.


A laranjada de Hades (Concentrado em maconha)Hades amava sua esposa, mas as vezes não resistia e dava uma puladinha de cerca. Uma de suas amantes preferidas era Mete Menth, mas Perséfone descobriu a traição e transformou a garota em uma planta. Há quem diga que o nome da planta era menta, mas há fontes seguras que afirmam que o verdadeiro nome era maconha.

Tempos Atuais
Hoje em dia, Hades resolveu expandir seus negócios! Para aumentar o número de almas em seu reino ele se candidatou a presidente dos EUA atendendo pelo nome de George W. Bush. Ele também abriu uma empresa de sucos chamada de Ades. Sabem por que esta bebida faz tanto sucesso? Por causa do ingrediente secreto: A maconha!!! Isto mesmo!

Ele também passou pelo mundo bruxo usando o pseudônimo Valdemort. Lá, ele entrou em guerra com vários bruxos, incluindo com sua irmã, Atena, que na época atendia pelo nome de professora Minerva.


Hades em seus ultimos momentos de vida


Nenhum comentário:

Postar um comentário