terça-feira, 24 de novembro de 2009

ÉRIS





Hesíodo (Os Trabalhos e os Dias e Teogonia) aponta Éris como a filha primogênita de Nix, a Noite, e mãe de inúmeros outros flagelos.

Por sua parte Éris (Discórdia) pariu ao doloroso Ponos (Pena), a Lete (esquecimento) e a Limos (fome) e ao choroso Algos (Dor), também as Hisminas (Disputas), as Macas (Batalhas), as Fonos (Matanças), as Androctasias (Massacres), os Neikea (ódios), os Pseudologos (Mentiras), as Anfilogias (Ambigüidades), a Disnomia (a Desordem) e a Ate (a Ruína e a Insensatez), todos eles companheiros inseparáveis, e a Orcos (Juramento), ele que mais problemas causa aos homems da terra cada vez que algum perjura voluntariamente.

Já Homero, na Ilíada, refere-se a Éris como irmã de Ares e, portanto, presume-se, filha de Zeus e Hera (IV, 440-443, tradução livre):

"(...) a Discórdia infatigável,
Companheira e irmã do homicida Ares,
Quem a princípio se apresenta timidamente, mas que logo
Anda pela terra enquanto a fronte toca o céu."
A lenda mais famosa referente a Éris relata o seu papel ao provocar a Guerra de Tróia. As deusas Hera , Atena e Afrodite haviam sido convidadas, juntamente com o restante do Olimpo, para o casamento forçado de Peleu e Tétis, que viriam a ser os pais de Aquiles, mas Éris fora desdenhada por conta de seu temperamento controvertido - a discórdia, naturalmente, não era bem-vinda ao casamento. Mesmo assim, compareceu aos festejos e lançou no meio dos presentes o Pomo da Discórdia, uma maçã dourada com a inscrição καλλίστη (kallisti, ou "à mais bela"), fazendo com que as deusas discutissem entre si acerca da destinatária. O incauto Páris, príncipe de Tróia, foi designado por Zeus para escolher a mais bela. Cada uma das três deusas presentes imediatamente procurou suborná-lo: Hera ofereceu-lhe poder político; Atena, habilidade na batalha; e Afrodite, a mais bela mulher do mundo, Helena, esposa de Menelau de Esparta. Páris elegeu Afrodite para receber o Pomo, condenando sua cidade, que foi destruída na guerra que se seguiu.

Derivações
A palavra "erística", em português, vem do nome da deusa grega da discórdia. Significa a arte da disputa argumentativa no debate filosófico, desenvolvida sobretudo pelos sofistas, e baseada em habilidade verbal e acuidade de raciocínio (Houaiss).

Também leva o nome Éris um planeta anão no disco disperso do sistema solar (com a designação oficial 136199 Éris). Seu satélite natural chama-se Disnomia (segundo os antigos gregos, uma das filhas da Éris).

Os discordianos idolatram Éris como uma deusa.






Google sobre Éris
... semeava A fera Erínis dura e má cizânia
Camões, errando o nome de Éris nos Lusíadas, antes de sofrer um naufrágio
Eu só sou assim por que não sei quem é meu pai!
Éris se lamentando para algum miguxo
eU tX eNtEnDuuuuu MiGuXa!!!
Emo idiota sobre citação acima
É uma cilada Bino!
Pedro sobre Éris


[editar] História
Éris era a deusa grega da discórdia, filha da deusa Nix e algum carinha do gueto.

Ela era uma poser de emo safada que jurava que ninguém gostava dela. Vivia se lastimando por ai e causando confusão. Adorava se fingir de miguxa dos outros, mas na verdade, botava pra fuder em todo mundo. A única pessoa que a tolerava, era Ares, por que ela sempre o ajudava a causar guerras. Era tão chata, que para o bem do cabaré do Olimpio, o todo fuderoso Zeus, a expulsou. Ela ficou revoltada e disse que iria cortar os pulsos, mas Hades a impediu, por que se ela fizesse isto, iria morrer, e depois iria para o inferno, e o deus do mundo dos mortos não estava disposto a aturá-la em seu império. Arretada por nem ter o direito de se matar, Éris resolveu afogar suas magoas na famosa maconha. Ela ficou tão drogada, que foi comida por alguém e não se lembrava! Resultado: engravidou dos seus amados filhos Pónos (que significa fadiga), Léthe (esquecimento), Limós (fome), Algos (dor) e Hórkos (juramento).

No Terra...

Como disse: Poser!!!Após ter sido expulsa do cabaré do Olimpio, Éris se mudou para o México com seus filhos, que estavam revoltados por que tinham nomes estranhos! Lá, ela teve que se virar para poder sustentar os cinco filhos vagabundos que só queriam saber de beber. Ela foi tentar um emprego na televisa, e conseguiu o cargo de autora. Por isto, as novelas Mexicanas são tão ridículas, cheias de drama e discórdia!

Depois de fazer rios em dinheiro como autora, ela veio aqui pro Brasil (toda desgraça vem pra cá!) e inventou os debates políticos na TV, e os advogados (graças a isto, os julgamentos aqui dirão 15 anos!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário