terça-feira, 24 de novembro de 2009

HEBE





Nota: Para outros significados de Hebe, ver Hebe (desambiguação). Na mitologia grega, Hebe é a deusa da juventude, filha legítima de Zeus e Hera. Por ter o privilégio da eterna juventude, representava a donzela consagrada aos trabalhos domésticos. Assim, cumpria no Olimpo diversas obrigações: preparava o banho de Ares, ajudava Hera a atrelar seu carro e servia néctar e ambrosia aos deuses. Um dia, quando executava essa tarefa, caiu numa posição inconveniente. Segundo uma versão, os olímpicos puseram-se a rir sem parar e a jovem, envergonhada, negou-se a continuar servindo-os. Foi substituída pelo mortal Ganimedes. Hebe dançava com as Musas e as Horas, ao som da lira de Apolo. Esposou Héracles (ou Hércules), quando o herói, após sua morte, foi admitido entre as divindades.


Em grego Ήϐη (Hébe), personificação da juventude.


Estava encarregada, no Olimpo, da mansão dos deuses: servia o néctar aos imortais, antes do rapto de Ganímedes, preparava o banho de Ares e ajudava Hera a atrelar seu carro divino. Divertia-se dançando com as Musas e as Horas, ao som da lira de Apolo. Quando da apoteose de Héracles e da sua reconciliação com Hera, Hebe se casou com o herói, simbolizando assim o acesso do filho de Alcmena à juventude eterna.

Hera teve quatro filhos: Ares e Hefesto são duas grandes divindades às quais devemos consagrar um capítulo especial, mas aqui mister nos é dizer algumas palavras de suas duas filhas Hebe e Ilitia. Hebe, que se tornou esposa de Heracles, quando o herói foi deificado, é a juventude personificada. A sua missão no Olimpo é verter o néctar aos deuses felizes, que passam a vida nos festins e não estão sujeitos às enfermidades. Nos baixos-relevos antigos, Hebe aparece sob a forma de jovem. Uma linda pedra gravada no-la mostra acariciando a águia de Zeus .

Canova representou a deusa da juventude como criatura leve, ágil, radiante de graça e de elegância, que, abandonando-se ao movimento do ar prestes a arrebatá-la, e atirando-se ao espaço como visão celeste, sorri erguendo os braços para verter o licor. A Hebe de Thorwaldsen possui atitude mais calma e por conseguinte mais de acordo com o espírito da antiguidade.

No entanto, foi por uma questão de atitude que Hebe teve de demitir-se das suas funções no Olimpo. Com efeito, tendo dado um passo falso na sala do banquete dos deuses, caiu de tal maneira que o pudor de Minerva se escandalizou. Para evitar a repetição de tal fato, ficou decidido que Hebe não mais serviria à mesa, e foi nessa ocasião que Zeus mandou a sua águia raptar Ganímedes, o qual, a partir daquele momento, lhe serviu de escanção. De resto, Hebe foi recompensada, porque desposou Heracles depois da apoteose do herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário