terça-feira, 24 de novembro de 2009

HÉSPEROS





Hésperos


Eos e a criação de seus filhos Hésperos e EósforosNa mitologia grega, Hespéros (Do grego: Ἓσπερος Hesperus) (Equivalente ao romano: Nocturnus= “vespertino”, “tarde”, “oeste”)[1], A Estrela Vésper, é o filho da deusa da Alvorada, Eos (Equivalente ao romano: Aurora) e irmão de Eósforos (Do grego: Ηωσφόρος Eosphoros ou Φωσφόρος Phosphorus) (Equivalente ao romano: Lúcifer= “luz”, “portador da luz”), A Estrela d’Alva. O pai de Héspero foi Céfalo, um mortal, enquanto Eósforos foi o deus das estrelas Astreu.

Variação de Nomes
Héspero é a personificação da “Estrela Vespertina”, o planeta Vênus ao entardecer. Seu nome, ás vezes, é confundido com o de seu irmão que é a personificação do planta ao amanhecer, Eósforos, a “Estrela Matutina”, já que ambos personificam o mesmo planeta, Vênus.

De início, quando assim era chamado pelos primeiros gregos, pensava-se que Eósforos (Vênus ao amanhecer) e Héspero (Vênus ao anoitecer) eram dois corpos celestes distintos. Mais tarde os gregos aceitaram a visão babilônica de que os dois eram os mesmos, e a identificação babilônica com os deuses maiores, dedicando a “Estrela Errante” (Planeta) à Afrodite (Vênus para os romanos), que era o equivalente à Ishtar.

Héspero e Eósforo é tido como sendo pai de Ceix[2], e Dedalion.[3], Algumas fontes também o citam como pai das Hespérides[4].


Hésperos é Eósforos
"Hesperos é Eósforos" é uma famosa frase na Filosofia da linguagem (ver, por exemplo, nome próprio). Gottlob Frege utilizou a expressão "estrela da tarde" e "estrela da manhã" para ilustrar a distinção entre o seu sentido (Sinn) e referência (Bedeutung), e filósofos posteriores mudaram o exemplo para "Hésperos é Eósforos", então passando a utilizar Nomes Próprios. Saul Kripke usou a frase para demonstrar que o conhecimento de algo necessário (neste caso, a identidade do Hésperos e Fósforos), poderia ser descoberto e não conhecidos a priori.

Nenhum comentário:

Postar um comentário