terça-feira, 24 de novembro de 2009

NÊMESIS





Nêmesis (mitologia)



Nêmesis, de Alfred Rethel (1837).Némesis (português europeu) ou Nêmesis (português brasileiro) (em grego, Νέμεσις), deusa grega da segunda geração era, segundo Hesíodo, uma das filhas da deusa Nix (a noite). Pausânias citou-a como filha dos titãs Oceano e Tétis. Autores tardios puseram-na como filha de Zeus e de Têmis. Apesar de Nêmesis nascer na familia da maioria dos deuses trevosos, vivia no monte Olimpo e figurava a justiça divina. Nêmesis era a deusa da ética. Nasceu ao mesmo tempo em que Gaia concebeu Têmis. Gaia, preocupada com a infante Têmis, que poderia vir a ser vítima da loucura de Urano, entregou-a a Nix. Esta, cansada de tanto gerar por esquizogênese, entregou as deusas aos cuidados das moiras, deusas do destino. Assim, Nêmesis e Têmis foram criadas como irmãs e educadas por Cloto, Láquesis e Átropo. Segue daí que as deusas, além de possuírem atributos comuns, tiveram educação em comum. Têmis tornou-se a personificação da ética e Nêmesis a personificação da retribuição e da justiça distributiva. Em Ramnunte localizava-se o templo de Nêmesis, e onde havia uma estátua das duas deusas juntas, atribuída a Fídias (as mais belas estátuas de Têmis e de Nêmesis). Em Ramnunte, pequena cidade da Ática não muito longe de Maratona, na costa do estreito que separa a Ática da Eubéia, Nêmesis tinha um templo célebre. A estátua da deusa foi esculpida por Fídias num bloco de mármore de Paros trazido pelos persas e destinado a fazer um troféu. Os persas tinham-se mostrado demasiado seguros da vitória (sinal de desmesura - Hibrys) e nunca tomaram Atenas, pois Nêmesis tomou partido em favor de Atenas. Nêmesis encorajou o exército ateniense de Maratona. Nêmesis representa a força encarregada de abater toda a desmesura (Hibrys), como o excesso de felicidade de um mortal, ou o orgulho dos reis, etc. Essa é uma concepção fundamental do espírito helênico:

Tudo que se eleva acima da sua condição, tanto no bem quanto no mal, expõe-se a represálias dos deuses. Tende, com efeito, a subverter a ordem do mundo, a pôr em perigo o equilibrio universal e, por isso, tem de ser castigado, se se pretende que o universo se mantenha como é.

— '

Nêmesis castigou o rei Creso da Lídia. Creso, demasiado feliz com suas riquezas e seu poder, é levado por Nêmesis a empreender uma expedição contra Ciro II da Pérsia, o que acabou por lhe trazer a ruína e a desgraça.

Narciso, demasiado contente com sua própria beleza, desprezava o amor. As jovens desprezadas por Narciso pediram vingança aos céus. Nêmesis ouviu-as e causou um forte calor. Depois de uma caçada, Narciso debruçou-se sobre uma fonte para se dessedentar. Nela viu seu rosto tão belo, e admirou-se até morrer.

Nêmesis era tão bela como Afrodite, geralmente representada na forma alada. Certa vez Zeus sentiu uma paixão enorme perante a beleza de Nêmesis e resolveu possuí-la de todas as formas. Nêmesis procurou evitar a união com o deus transformando-se numa gansa, mas Zeus metamorfoseou-se em cisne e uniu-se a ela. Nêmesis pôs um ovo, fruto dessa união, e o abandonou. Alguns pastores o encontraram e entregaram à então rainha Leda, para esta chocá-lo junto aos dela (fruto da união de Zeus na forma de cisne e de Leda). E do ovo posto por Nêmesis nasceu Helena de Esparta e Pólux. Nêmesis é também chamada "a inevitável".

Atualmente, o termo némesis é usado para descrever o pior inimigo de uma pessoa, normalmente alguém ou algo que é exatamente o oposto de si mas que é, também, de algum modo muito semelhante a si. Por exemplo, o Professor Moriarty é frequentemente descrito como a Nêmesis de Sherlock Holmes. É algo como o seu arquiinimigo, algo que o anula, mas nutre-lhe um grande respeito e admiração.






Nemesis é a personificação da vingança, na mitologia grega. Ela é a deusa da justiça, da vingança, da injustiça, da piedade e dos zumbis. Uma versão fêmea (talvez nem tão fêmea) e grega de Thor. A frase "fazer justiça com as próprias mãos" não se aplica a Nemesis, que prefere matar os indignos com golpes de machado e espada.

Ela é cega e fria, pois a justiça é cega e a vingança é um prato que se come frio. Foi expulsa do Olimpo por ter executado sem piedade alguns deuses.

Nemesis tem uma pequena lista negra, onde coloca o nome de suas possíveis vítimas. Dizem que ela morreu no Brasil, de fome, pois nem a justiça conseguia mudar algo neste país. Uma das poucas divindades que não são filhas de Zeus e não são cúmplices deste nepotismo bizarro que acontece no Olimpo. Também é conhecida como Maria dos Enforcados.





A Justiça

Nemesis, pensativaNemesis, a justa, executa suas vítimas de forma lenta e dolorida, para que o escusado acusado sinta bem a justiça atravessando sua pele.

Embora seja justa e piedosa, Nemesis não concede o direito de última ligação aos acusados, mas aplica uma anestesia na orelha do indivíduo que estiver no corredor da morte, para que este não sinta dor nesta região.

va toma no cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu Autora da frase aqui se faz, aqui se paga, que diz respeito ao seu bom coração, já que ela gosta de matar a vítima no mesmo local onde aconteceu o crime.

Nemesis não gosta de bandidos e se ela pudesse, mataria mais de mil. Normalmente o condenado tem direito a escolher entre 4 formas de execução a que ele mais gostar: Morrer aos poucos com mordidas de ratos até não sobrar nada, morrer queimado aos poucos através de fósforos até não sobrar mais o que queimar, ser cortado em pequenos pedaços até não sobrar mais o que cortar ou assistir Zorra Total durante 6 horas ou até não sobrar mais cérebro.

Aquelas estátuas sentadas, com os olhos vendados, segurando uma espada, são homenagens para Nemesis. Os gregos faziam estas estátuas para idolatrar a Nemesis por seu grande trabalho na área da criminalística. Seu templo fica em Bagdá e já serviu como local da execução de Saddam Hussein. Se você falar a palavra justiça 3 vezes na frente de um espelho, Nemesis surgirá e te executará.

A Vingança

Vingançaaaa!!!!Nemesis, a vingativa, já matou muitos por vingança. Ela ajuda as mulheres e maridos traídos a se vingarem. Também ajuda os políticos que não sabiam de nada, prendendo os acusados políticos. Logicamente isto não passa de mitologia.

Se alguém fizer besteira com Nemesis, ela retribuirá esta besteira, mas com 4000 vezes mais força. Certo dia alguém teve a ousadia de colocar um inseto no sapato de Nemesis. No dia seguinte, o sapato deste alguém estava com um elefante. Um outro dia, alguém jogou um balde de água gelada na Nemesis. No dia seguinte, este alguém morreu afogado em uma enchente na Antártida. Muito tempo depois, alguém (mas gosta mesmo de se ferrar esse tal de alguém) colocou uma tachinha na cadeira de Nemesis. No dia seguinte foi sentar em sua cadeira e morreu empalado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário